sexta-feira, 9 de setembro de 2011

RUGBY - Anfitriões, All Blacks estreiam com vitória sobre Tonga na Copa do Mundo de Rugby


Após uma série de fracassos recentes em Mundiais, a seleção da Nova Zelândia começou bem sua participação na Copa do Mundo de Rugby, disputada em sua casa, nesta sexta-feira, mantendo o retrospecto de jamais ter perdido um único jogo de primeira fase nas sete edições já disputadas da competição. Os All Blacks derrotaram a seleção de Tonga por 41 a 10 e largaram na frente no grupo A.

A superioridade dos neozelandeses foi mais visível no primeiro tempo de partida, quando os donos da casa foram para o intervalo com uma vantagem de 29 a 3, praticamente definindo o primeiro triunfo na competição.

A seleção de Tonga equilibrou um pouco as ações no segundo tempo, que durante muito tempo apontou o mesmo número de tries para cada lado (1 a 1). Apenas no final, a Nova Zelândia reagiu a voltou a dominar as ações, anotando mais um try nos instantes finais, seu sexto na partida, e definindo placar em 41 a 10.

O próximo compromisso dos All Blacks na Copa do Mundo de Rugby está programado para a sexta-feira da próxima semana, dia 16, contra o Japão, enquanto Tonga tem o Canadá pela frente, na quarta, dia 14. Mas a grande partida do grupo é mesmo o confronto entre Nova Zelândia e França, dois dos favoritos ao título mundial.

A Copa do Mundo de Rugby tem quatro grupos de cinco seleções cada, e as duas mais bem colocadas de cada chave garantem classificação às quartas de final. A seleção de Tonga, no entanto, deve brigar pela terceira colocação do grupo A, que lhe daria a vaga automática no próximo Mundial, sem necessidade de disputar as Eliminatórias.

A Nova Zelândia busca seu segundo título mundial. A equipe é a primeira campeã da competição, tendo ficado com o troféu em 1987.

O jogo
Aos quatro minutos de jogo, os All Blacks abriram o placar com um pênalti convertido por Dan Carter. Pressionados pela velocidade do jogo neozelandês, Tonga abriu espaços na sua defesa. Em belíssima jogada de Sonny Bill Willians, aos dez minutos de jogo, Israel Dagg marcou o primeiro try da Copa do Mundo. Dan Carter acabou perdendo um chute de conversão relativamente fácil e o placar ficou 8-0.

Com a terceira linha da Nova Zelândia dominando a base, ficou fácil para os ¾ correrem com a bola e, nove minutos depois, Richard Kahui, eleito melhor jogador da partida, marcou seu primeiro try. Desta vez, Carter não desperdiçou a conversão, 15-0.

O pack neozelandês manteve o domínio das ações e Dan Carter, invertendo os lados de ataque com velocidade, abriu espaço para o segundo try de Dagg. Na sequência, Kahui entrou mais uma vez no in goal com a bola dominada e também marcou seu segundo try. Carter converteu ambos e garantiu o placar parcial de 29-0 para Nova Zelândia.

Tonga só conseguiu marcar seus primeiros pontos no final do primeiro tempo, um pênalti convertido por Kurt Morath, e a etapa inicial acabou com a vitória parcial dos All Blacks por 29-3.

Tonga voltou no segundo tempo com três modificações, Ephraim Taufaka substituiu Aleki Lutui na primeira linha. Na segunda linha Paino Hehea cedeu lugar para Sione Timani e nos ¾ Andrew Ma’ilei entrou no centro, no lugar de Alipate Fatafehi.

As mudanças surtiram algum efeito e Tonga conseguiu diminuir a velocidade dos ataques da Nova Zelândia. Foi só na metade do segundo tempo que o asa Jerome Kaino aproveitou uma falha da defesa de Tonga para marcar um try, Carter perdeu outro chute fácil, 34-3.

Tonga continuou pressionando com uma defesa mais agressiva e conseguiu um bom contra-ataque que acabou próximo da linha de cinco metros do in goal neozelandês.

Durante vários minutos, Tonga tentou penetrar no in goal adversário e mesmo com a base muito bem defendida pelos All Blacks o scrum-half Taniela Moa não mudava a direção do jogo. Foram cinco minutos de luta até que alguma ousadia a bola mudou de direção.

Com os jogadores mais espalhados e próximos ao seu próprio in goal, a Nova Zelândia acabou cedendo o primeiro try para Tonga, o segundo da história em jogos oficiais. Alisona Taumalolo, que havia entrado no lugar do pilar Soane Tonga’uiha, marcou um try praticamente em frente aos postes e facilitou a conversão de Morath, 34-10.

Com a partida ganha já no primeiro tempo, foi fácil para os All Blacks garantirem a tranquilidade, e Ma’a Nonu marcou o último try da partida em mais um contra-ataque devidamente convertido por Colin Slade, que havia substituído Carter minutos antes, fechando o placar da partida em 41-10.

Fonte: http://esportes.br.msn.com/esportes/anfitri%C3%B5es-all-blacks-estreiam-com-vit%C3%B3ria-sobre-tonga-na-copa-do-mundo-de-rugby

Nenhum comentário:

Postar um comentário