quarta-feira, 5 de junho de 2013

Empate em 1 a 1 com a Portuguesa no Canindé


O Internacional empatou em 1 a 1 com a Portuguesa, em partida realizada na noite desta quarta-feira no Canindé, pela quarta rodada do Brasileirão. Rafael Moura abriu o placar no primeiro tempo, mas a Lusa empatou na etapa final.
O próximo desafio no campeonato nacional é no sábado (8/6), contra o Cruzeiro, na Arena do Jacaré. Depois disso o Brasileirão entra em recesso para a realização da Copa das Confederações. O Colorado ocupa no momento a sétima posição, com cinco pontos.

Otávio é a novidade
Sem poder contar com os titulares Leandro Damião e Forlán, convocados para as seleções do Brasil e Uruguai que disputarão a Copa das Confederações, o Inter atuou com uma formação diferente e São Paulo. O técnico Dunga escalou o time com uma linha de três jogadores no meio-campo, logo atrás do atacante Rafael Moura: D'Alessandro, pela direita, Fred, centralizado, e Otávio – meia-atacante de 18 anos – aberto pela esquerda. O volante Willians retomou a titularidade depois de ficar de fora da última partida por conta de uma amigdalite.

Equilíbrio no Canindé
O primeiro tempo começou equilibrado, com os times se estudando e trocando muitos passes. Aos 3min, D'Alessandro fez bom lançamento para Fred, mas o goleiro Gledson se antecipou e ficou com a bola. A Lusa respondeu na jogada seguinte, em em chute de Luís Ricardo que bateu na defesa do Inter e saiu para escanteio.

Aos 9min, Otávio invadiu a área e foi derrubado, mas a arbitragem não marcou pênalti. Aos 12min, Cañete chegou atrasado e por pouco não conseguiu o desvio de cabeça contra o gol de Muriel. Um minuto depois, D'Alessandro cobrou falta nas mãos de Gledson.
A Portuguesa marcava forte a saída de bola colorada e era perigosoa na suas investidas. Aos 21min, Cañete chutou rasteiro e Muriel defendeu. Um minuto depois, Souza cruzou da direita e Diogo cabeceou para a defesa espetacular do goleiro do Inter.

Moura marca e Inter domina
Mas o Campeão de Tudo foi letal na sua finalização, aos 24min: Otávio foi à linha de fundo e, da esquerda, cruzou com qualidade para Rafael Moura cabecear para o fundo do gol. 1 a 0! Foi o quarto gol do atacante em 25 jogos.


A vantagem no placar trouxe a tranquilidade necessária para o Inter tocar a bola, acertar a marcação e impor o seu domínio. Aos 30min, D'Alessandro fez cruzamento fechado para a área da Lusa e Gledson afastou providencialmente de soco. Aos 36min, Otávio recebeu grande passe na medida de Willians e ficou cara a cara com o goleiro adversário. O jovem meia-atacante chutou forte, mas Gledson conseguiu fazer grande defesa, evitando o segundo gol.
O time da casa tentou empatar em cobrança de falta, com Souza, aos 42min, mas Muriel defendeu com segurança. Aos 45min, D'Alessandro quase ampliou, em chute da entrada da área que raspou a trave direita.

Lusa empata
O Inter voltou para o segundo tempo disposto a valorizar a troca de passes na busca pela melhor jogada. No entanto, foi surpreendido em jogada aérea da Portuguesa, aos 9min. Souza cruzou da esquerda e Cañete cabeceou para empatar a partida no Canindé.
A Lusa chegou com força aos 14min: Correa cobrou falta de longa distância, a bola desviou em Rafael Moura e acertou a trave esquerda de Muriel. Na sequência, Cañete e Diogo tentaram a conclusão do interior da área, mas foram travados pela defesa colorada. Um minuto mais tarde, o Inter chegou à frente e Gabriel chutou cruzado, para fora.
Aos 22min, Ferdinando agrediu Willians na frente do árbitro e foi expulso. Logo depois, Fred disparou chute frontal e Gledson espalmou para escanteio. Com um jogador a mais, o time colorado lançou-se ao ataque. Para dar gás novo à equipe, Dunga promoveu as entradas de Gilberto, Dátolo e Mike nos lugares de Airton, Otávio e Rafael Moura, respectivamente.
Aos 38min, Dátolo cabeceou rente à trave direita, em boa tentativa. Porém, apesar da insistência até os minutos finais, o Inter não conseguiu ficar novamente em vantagem no placar e o duelo acabou empatado.

"Conseguimos a vantagem, mas sofremos o gol. Temos que melhorar", avaliou D'Alessandro. 

Ficha técnica:
Portuguesa (1): Gledson; Luis Ricardo, Lima, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Correa, Matheus, Cañete (Bruninho) e Souza (Henrique); Diogo (Michel). Técnico: Edson Pimenta.

Internacional (1): Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton (Gilberto, aos 29min do 2º tempo), Willians, Fred e D'Alessandro; Otávio (Dátolo, aos 35min do 2º tempo) e Rafael Moura (Mike, aos 39min do 2º tempo). Técnico: Dunga.

Gols: Rafael Moura (I), aos 24 minutos do primeiro tempo, Cañete (P), aos 9 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Fabrício, Gabriel, D'Alessandro e Juan (I); Rogério e Luís Ricardo (P). Expulsão: Ferdinando (P).

Arbitragem: Wagner Reway, auxiliado por Paulo Cesar Silva Faria e Fabio Rodrigo Rubinho (trio do MT).

Local: Canindé, em São Paulo.

Fonte: Site do Inter