quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RUGBY - Os 8 da UFRGS

O rugby gaúcho triunfou sem ser campeão no sábado, 22 de outubro, sim, já passou, porem poucos sabem e os que sabem, sabem por boatos de oito guerreiros gaúchos que travaram uma batalha em campos universitários. Trata-se da equipe da UFRGS participando da Copa Unisimos, torneio de de seven-a-side (rugby de 7), com participantes de suas respectivas universidades, 5 equipes inscritas, ISEF (Uruguay), Unisinos (Pampas de São Leopoldo), USP (São Paulo), UFGRS e UFSC (de Santa Catarina que não compareceu). O campeonato tinha um formato de fazer todos se enfrentarem em um único turno.
Na equipe da UFRGS tinham 12 inscritos, mas apenas 8 compareceram para jogar. Se passar no vestibular da UFRGS já difícil, imagine jogar um torneio de seven-a-side com apenas 8 jogadores.
Os atletas tiveram de se preservar ao máximo, pois tinham apenas uma substituição por partida.


Acima: Nikolas de Menezes, Christian Walter, Bruno Reginatti e Lucas Moreno
Abaixo: Gabriel Bolzan, Lucas Rilho, Cássio Paltiano e Eraldo Pinheiro

Jogadores:
Nickolas de Menezes - Novo Hamburgo Rugby Clube (seleção M19)
Christian Walter - Charrua Rugby Clube
Bruno Reginatti - Charrua Rugby Clube
Lucas Moreno - Charrua Rugby Clube
Gabriel Bolzan - Charrua Rugby Clube
Lucas Rilho - Charrua Rugby Clube
Cássio Paltiano - San Diego Rugby Club
Eraldo Pinheiro - San Diego Rugby Club

Relatos de Cássio Paltiano (capitão):
"Nosso primeiro jogo foi o nosso contra a Unisinos/Pampas, entramos confiantes, mesmo sem ter treinado juntos, cada um estava ali pra dar o melhor de si. Eu fiz o primeiro try  do jogo, o segundo foi o Lucas Rilho e o terceiro foi eu de novo, segundo tempo a gente relaxou e em alguns erros o Pampas fez uns dois trys, a gente acordou na metade do tempo e conseguimos ampliar o placar com o Nickolas de Menezes".

"O segundo tempo os uruguaios só atacavam por onde faltava um homem, mesmo assim a gente conseguiu parar eles várias vezes e tivemos até algumas chances de trys no final do jogo, mesmo com a gente perdendo, esse foi um dos jogos mais legais que eu já tive na vida, aprendi bastante coisas e acho que se a gente tivesse treinado pelo menos uns 3 treinos antes, conseguiríamos um placar melhor contra o time de ISEF".

"Nosso último jogo era contra o "catarão" da LAUSP, lá tinha jogadores do SPAC, BANDEIRANTES e outras equipes de SP. Eu senti a panturrilha logo no começo do jogo e tive que sair, quem ficou de capitão foi o Bruno Reginatti, eles começaram pontuando e convertendo, mas na metade do primeiro tempo a gente marcou um try, feito por Gabriel Bolzan, e o placar ficou 7 x 5 pra eles. Aquele era o nosso jogo, se tivéssemos naquele campeonato para jogar um jogo certo, era aquele, era a nossa hora de criar a historia do rugby na ufrgs e no cenário do rugby gaúcho, com a vitória a gente ficaria em segundo lugar e com a medalha de prata no campeonato, um grande feito para um equipe nova recém montada. O segundo tempo foi muito pegado, eles fizeram um try e recuaram muito, a gente começou a atacar bastante e quase não saímos das 22 deles, até que numa dormida da defesa o Eraldo Pinheiro marcou um try fazendo o jogo ficar 12 x 10, e depois de uma sequência de scruns na 5 deles em uma saída de penal no último segundo de jogo o Eraldo marcou novamente e agora convertido terminando a partida em 17 x 12 pra UFRGS. O campeão foi o time uruguaio da ISEF e nós ficamos em segundos".

"A equipe de rugby que ainda não é uma equipe oficial da UFRGS recebeu muitos elogios dos outros colegas das outras modalidades e apos o termino da Copa Unisinos eu recebi um email do responsável do Esporte da UFRGS me dando os parabéns e falando em criar um projeto de extensão para que a equipe se torne oficialmente da Universidade".


Relatos de Lucas Moreno:
"Eraldo Pinheiro disputou corrida com o garoto da USP e conseguiu anular o try dos paulistas".

"Com os gaúchos em moral alta, os paulistas foram pressionados até o fim, dentro do in-goal deles Eraldo acabou sendo tacleado e cometendo um knockon tendo opções de passe com Lucas Moreno e Gabriel. Bruno Reginatti e Lucas Rilho formaram um maul que conseguiram empurrar 4 paulistas por uns 10 metros e faltando menos de um minuto para o fim, Eraldo compensou o seu erro anterior e declarou vitória sobre a USP marcando o seu 2 ou 3  try".


Relato de Gabriel Bolzan:
"Se tivéssemos treinado ganhávamos fácil".

Relato de Eraldo Pinheiro:
"O tio aqui vai ficar uma semana sem caminhar pelo menos"


Mesmo sem ser campeão, com o segundo lugar a equipe da UFRGS mostrou seu valor em campo, orgulhando a todos nós. Esperamos mais desta equipe, tenho certeza que muitos querem ver a equipe da UFRGS participando do Circuito Gaúcho de Sevens e que muita gente vai fazer vestibular na URFGS para jogar ao lado deles.

Por Nono Reginatto


2 comentários:

  1. Bruno Reginatti (Alemão)26 de outubro de 2011 às 23:52

    Bala! jogos legais... Terceiro tempo irado! q venham os Próximos campeonatos universitários.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns aos guerreiros gaúchos!

    ResponderExcluir