domingo, 9 de outubro de 2011

RUGBY - Argentina faz jogo duro, mas Nova Zelândia evita vexame, vence e vai à semi do Mundial de rugby

A Argentina fez um jogo duríssimo, quase histórico, mas não conseguiu evitar a eliminação na Copa do Mundo de rugby contra a Nova Zelândia, anfitriã e favorita ao título. O jogo foi disputado na cidade de Auckland e acabou com vitória dos All Blacks por 33 a 10.

Nas semifinais, fim de semana que vem, a Nova Zelândia enfrenta a Austrália. A outra semi terá a França contra o País de Gales, também com transmissão ao vivo dos canais ESPN e em alta definição.

Curiosamente, a Nova Zelândia é a única que chega invicta, já que Austrália, França e Gales entraram nas quartas como segundo colocados em seus grupos e derrubaram os até então invictos África do Sul, Inglaterra e Irlanda, respectivamente.

Os All Blacks controlaram o jogo e passaram mais de 63% dos 80 minutos de jogo no campo de ataque, quase sempre com a posse da bola. Marcaram 21 pontos com sete penalidades convertidas por Piri Weepu, melhor jogador em campo.

Porém, a Argentina encarou os All Blacks de igual para igual, marcou um try no primeiro tempo com Farias Cabello e chegou a liderar por 7 a 6 após a conversão. Era até possível escutar a torcida argentina fazendo barulho nas arquibancadas, suprimindo os gritos de "All Blacks" dos locais.

Os gritos foram merecidos, os Pumas jogaram com muita entrega na defesa. Disputas ferozes nos rucks e tackles contundentes no meio do campo impediram que a Nova Zelândia, o melhor ataque do Mundial, marcasse um try com mais de uma hora de jogo

Somente aos 26 minutos do segundo tempo, a 14 do fim, a Nova Zelândia marcou seu primeiro try na partida, com Kieran Read. Depois veio mais um com Brad Thorn e o placar final de 33 a 10.

A forma física dos neozelandeses foi outro destaque da equipe, foram 80 minutos jogando com muita intensidade e velocidade. Outro mérito do melhor jogador em campo, Weepu dirigiu a equipe e manteve a pressão com qualidade e segurança nas fases de ataque.

Por isso, mesmo jogando bem na defesa, os argentinos acabaram capitulando com a força do jogo de base dos All Blacks, já que era impossível não cometer pênaltis sob tanta pressão.

"Fomos bem na defesa, mas precisamos melhorar nosso jogo quando temos a bola. A partir de agora, jogaremos com os melhores do mundo e tenho esperanças no futuro do rugby argentino. Quero agradecer a todos os nossos torcedores que vieram até aqui e ao povo da Nova Zelândia, que foi maravilhoso conosco nessas cinco semanas", declarou o argentino Felipe Contepomi.

A partir do ano que vem, o tradicional Tri Nations vai virar Four Nations, com a inclusão da Argentina jogando anualmente em casa e fora com as potências Nova Zelândia, Austrália e África do Sul.

Até hoje, a Nova Zelândia é a maior campeã do Tri Nations, com 10 títulos. A África do Sul tem 3, assim como a Austrália, que é a detentora do troféu - em 2011, no duelos contra a Nova Zelândia, ganhou um, em casa, e perdeu o outro, justamente em Auckland.

Apesar de serem a seleção mais famosa do mundo, os All Blacks só conquistaram a Copa do Mundo de rugby em sua primeira edição, em 1987, em casa. Em 1991, a Austrália conquistou seu primeiro título e passou pela Nova Zelândia na semifinal, mesma fase do duelo da semana que vem.

Em 1999, a Austrália conquistou o seu segundo título. Quatro anos mais tarde, em 2003, foi sede do torneio e novamente derrotou a Nova Zelândia nas semifinais - mas, naquela ocasião, acabou caindo na final para a Inglaterra. No domingo que vem, portanto, os All Blacks tentarão se vingar das semis de 91 e 2003 e tentarão vencer os Wallabies pela primeira vez em um jogo de Copa do Mundo.

Fonte: http://espn.estadao.com.br/rugby/noticia/219360_VIDEO+ARGENTINA+FAZ+JOGO+DURO+MAS+NOVA+ZELANDIA+EVITA+VEXAME+VENCE+E+VAI+A+SEMI+DO+MUNDIAL+DE+RUGBY

Nenhum comentário:

Postar um comentário