quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Uma vitória libertadora


Foto: Lucas Uebel/GRÊMIO
Foi com uma atuação de luxo que o Grêmio buscou a recuperação dentro da Copa Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, jogando com o espírito guerreiro que sempre caracterizou as equipes vencedoras, o Tricolor não tomou conhecimento do campeão brasileiro goleando o Fluminense pelo placar de 3 a 0 em pleno estádio do Engenhão. Mais do que a recuperação na tabela, deixando a última colocação direto para liderança, o Grêmio recuperou a autoestima e a garra de um time vencedor. Os gols da vitória foram marcados por Barcos, André Santos e Vargas.


PRIMEIRO TEMPO

Grêmio e Fluminense começaram a partida exatamente iguais nas ações, mas com dificuldade para chegar ao gol. Tanto que a primeira real oportunidade surgiu somente aos 21 minutos de bola rolando e a favor dos gaúchos.
Vargas ganhou disputa na frente da área, pela esquerda. A bola foi pra André Santos, que tabelou com Zé Roberto e recebeu nas costas da zaga, dentro da área. O chute sal cruzado, atravessou na frente da pequena área e saiu do outro lado.
Aos 32 minutos, após jogada de André Santos pela esquerda, o Fluminense cedeu escanteio. A pressão gremista acabou originando o primeiro gol da partida.
Elano fez a primeira cobrança tentando o gol olímpico, mas Cavalieri cortou de soco mandando outra vez para escanteio. Na segunda tentativa, Elano cobrou no primeiro pau buscando a cabeça de Barcos. O atacante gremista foi agarrado pelas costas pelo lateral Bruno. A bola bateu na cabeça do jogador carioca e morreu no fundo das redes! Gol contra com a participação de Barcos!
Grêmio 1 a 0!
O Fluminense esboçou uma reação, mas só conseguiu levar perigo aos 37 minutos com Jean arriscando de muito longe. Dida fez boa defesa, sem dar rebote. Foi o primeiro chute à meta do time carioca.
O Grêmio voltou à carga três minutos depois: Zé Roberto deu para Elano na frente da área e ele rolou na esquerda, achando André Santos livre. O lateral invadiu com a bola dominada e chutou cruzado. Ela saiu à esquerda da meta de Cavalieri.
O time cresceu com o gol marcado e dominou os minutos finais até o término da primeira etapa. Já o Fluminense, pelo contrário, sentiu o gol sofrido e acabou vaiado por sua torcida.

SEGUNDO TEMPO:

O Grêmio voltou igual para os últimos 45 minutos. Já o Fluminense colocou Deco no lugar de Wagner em busca de uma postura mais ofensiva em busca do empate. Para isso, a grande arma eram os cruzamentos para Fred.
Mas o Grêmio também tinha sua grande arma que eram os contra-ataques.
Aos 9 minutos, André Santos teve uma participação extraordinária no lance que originou o segundo gol gremista: ele roubou a bola no campo de defesa pegando o Fluminense completamente desmontado e foi concluir dentro da área. A bola foi para Vargas, entrando livre pela direita. O chileno levantou a cabeça e fez a virada de jogo nos pés de Barcos, dentro da área, pela esquerda. O Pirata dominou com a direita, cortou o marcador e chutou cruzado, com a esquerda. Cavalieri fez a defesa parcial, mas ela caiu nos pés de André Santos, na pequena área, como centroavante. Ele só precisou dar um leve toque e a bola rolou mansamente para o fundo das redes!
Grêmio 2 a 0!
O gol deu a tranquilidade que o Grêmio precisava dentro de campo e complicou ainda mais a situação do Fluminense diante de sua torcida. Abel fez duas modificações para tentar mudar o quadro da partida, mas o Grêmio seguiu dominando, tocando a bola e
Aos 21 minutos, outra chegada forte do Tricolor Gaúcho em mais um contra-ataque: Fernando deu para Barcos, que viu Zé Roberto entrando pela direita. No bico da grande área, Zé puxou pra perna esquerda e mandou colocado, buscando o canto oposto. Cavalieri se esticou e mandou para escanteio evitando o terceiro.
Era um indicativo do que viria logo em seguida.
Aos 24 minutos, em outro contra-ataque fulminante, Barcos deu para Vargas, entrando atrás da zaga pela direita. O chileno colocou na frente e chutou cruzado. Cavalieri ainda tocou na bola, mas não evitou que ela entrasse no canto oposto! Golaço!
Grêmio 3 a 0!
Festa na torcida gremista no Engenhão!
Aproximadamente 3 mil gremistas representando a imensa Nação Tricolor!
Dominando completamente o adversário, o Grêmio tratou de administrar a grande vitória mantendo a posse de bola. Quando possível, chegava mais próximo do quarto gol do que o Fluminense de descontar.
Aos 32 minutos, Elano recebeu na entrada da área, teve tempo para dominar, ajeitar e soltar a bomba. A bola venceu Cavalieri e explodiu no poste direito. Que lance!!
Foi o último lance de Elano na partida. Ele deixou o campo para entrada de Marco Antonio.
Na sequência, Luxemburgo queimou as últimas duas modificações colocando Adriano no lugar de Souza e Welliton na vaga de Eduardo Vargas.
Os minutos finais foram de deleite para o torcedor gremista. O time tocando a bola com categoria enquanto a torcida gritava “olé” a cada passe. Sem forças, só restou ao Fluminense admirar o passeio gremista em pleno Engenhão.
No apito final do árbitro Paulo Cesar de Oliveira, o alívio de se recuperar na tabela saindo da lanterna para liderança do grupo pelos critérios de desempate. Destaque para a vitória do Caracas sobre o Huachipato que deixou todas as equipes com três pontos ganhos. Em duas rodadas, só venceram os visitantes.


Um comentário: