sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Processo de semeadura do gramado da Arena é iniciado

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Como toda casa de espetáculos, o palco é o local onde os artistas demonstram seu talento. E no futebol não é diferente, o palco em questão é o tapete verde onde rola a bola. Na manhã desta sexta-feira foi realizado o ato simbólico de semeadura do gramado da Arena do Grêmio. O presidente do Clube, Paulo Odone, o presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini e a agrônoma Maristela Kuhn, integrante do Comitê Local da Copa do Mundo 2014 e responsável pelo gramado da Arena, estiveram presentes ao ato.

O processo de semeadura do gramado da Arena do Grêmio iniciou na quinta-feira. Durante toda a tarde, foi feita a terraplanagem do local, através de um processo tecnológico de nivelamento a laser, pela primeira vez utilizado no Brasil.

Além da terraplanagem, o sistema de irrigação, que já está a pleno funcionamento, ficou a cargo de preparar o solo para receber as sementes que darão origem ao gramado da futura casa Tricolor. Todo o cuidado foi observado para o melhor cultivo da grama, como posição solar, tempo de exposição à água, nivelamento e temperatura do solo.

Segundo o agrônomo responsável pela colocação do gramado, André Cariola Amaral, da empresa World Sport, que gerencia o processo de semeadura, a segunda etapa já deve ocorrer na próxima semana. “De sete a dez dias já começaremos a ver essa semente germinar e com cerca de 15 dias já faremos o primeiro corte no gramado”, garante.

Todo o processo recebe uma atenção especial e é observado de perto por André. Segundo ele, o primeiro corte deixará a grama no nível desejado para receber os jogos a partir dos dia 08 de dezembro. “O gramado que estamos colocando aqui já é o definitivo, o que vai mudando é sua coloração com o passar dos dias, pelos processos de adubação e cuidados com a grama”, afirma.
A FIFA exige que o desenho dos gramados seja feito de forma transversal para auxiliar bandeirinhas e árbitros na marcação de impedimentos. E esse é um cuidado que será levado em conta no cultivo do gramado da Arena, que contará ainda com o auxílio da engenheira agrônoma Maristela Kuhn, uma das maiores autoridades no assunto.

Segundo o presidente Odone, “o gramado deve estar em plenas condições em 50 dias, a depender das condições climáticas adequadas. A marcação das linhas deve ocorrer uma semana antes da partida inaugural da Arena, contra o Hamburgo, da Alemanha, no dia 08 de dezembro”, garantiu.

Fonte: http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=15251&language=0

Um comentário:

  1. Espero que leia meu comentário no próximo programa...

    Eu nem via mais tv, maioria das "mesas-redonda" eram politicamente corretas e não falavam o que se passava nos bastidores do futebol. Do nada comecei a assistir 2 toques (falam o que se passa na mente de vocês e também nos bastidores de Grêmio e sport club 2006 "ex-inter") e desde então não perco 1 programa (só assisto vocês e jogos do Grêmio quando passa na tv)...

    Paulo odone nunca mais deve ser Presidente do Grêmio, pois ele é o "celso roth" versão dirigente.

    Abraço para todos vocês.

    ResponderExcluir