quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COLUNA DE CARLOS JOSIAS


O VELHO GRÊMIO ROCK AND ROLL está bossa nova.

1. Não prego a saída do Luxa, muito menos a volta do Felipão. O fato entretanto é que criticar o primeiro virou mote de censura, numa minoria, é verdade, na minha TL do TT. Luxa, que ainda acho ser o melhor estrategista do país, virou uma espécie de divindade. Tudo o que faz é ótimo, tudo o que diz é lindo. Para alguns, ao menos. Menos mal que não é para maioria, mas a minoria, como sempre, é barulhenta, e isto é histórico em todos os seguimentos. Quanto menor o grupo mais organizado e mais barulhento. Não é menos verdadeiro, contudo, que perdemos o Gauchão - para o Caxias - saímos da CB, para o time capengamente ruim do Palmeiras, não vamos ganhar o Brasileiro - errando, e muito, em momentos decisivos, como contra o Fla, o Coritnhians, o Botafogo, a Portugues etc  - e a SA segue assim assim .... sem convencer, como contra este time modesto do Milionários. Faltou só o José Rico. O Grêmio tem me lembrado os filmes eróticos do Multishow, tem sensualidade, mas não tem penetração.

2. O Grêmio já foi puro rock and roll e hoje está mais para Bossa Nova. Nada contra o brilhante Tom Jobim, Vinicius e João Gilberto, a quem Nelson Gonçalves chamava de ´voz de fim de noite`, com aquele chiadinho carioca e aquele gênio chato beirando ao insuportável ... grande compositor, sem dúvidas. Mas me criei e me formei numa época de tropicália. Vendo o show do R Plant, por sinal, e o cartaz de divulgação do espetáculo, me deparei com a tropicália londrina, um psicodelismo Andy Warhol ´pop` que descobria a mágica no escuro, no absurdo. A primeira vez que fui apresentado ao Led Zeppelin, lá no início da década de 70 foi com  “ Dazed and Confused” e “Your Time is Gonna Come” e me enchi de extâse sem precisar me drogar. Bastava escutar o solo de Jimmy, a batera de John Bonham, do ´bass` de John Paul Jones e da voz impecavelmente estridente de R Plant. Quando Wholle Lotta Love explodiu eu já era definitivamente ..... Zeppeliano. Não precisei esperar tanto para ser Gremista, porque isto foi lá pelos meus 16 anos e o amor pelo Grêmio veio do ventre da minha mãe. Cresci vendo João Severiano, Babá, Alcindo e Volmir. E me consagrei com Renato  em  83, era um autêntico rock and roll. Da pesada mesmo foi quando Paulo Nunes, tal qual Jimmy chispava pela direita e meita a bola na cabeça de Jardel, um Plant da área, tal qual Danrlei era um Bonzo no gol. Velhos tempos, velhos dias. Sim sou um saudosista, os tempos são outros. Como sou jurássico, entretanto, foi dificil conseguir encontrar outro rock que não fosse o do Led....e até hoje procuro aqui e ali e não encontro. Ah, tá, tem um ACD, bom, sim, claro, bom, teve o Iron, ok, bom, até o Axl Rose andou arranhando aqui e ali. Mas quem se acostuma bem, passa trabalho para se conformar com o som de lata de bandas menores. Dinho, Goiano, C Miguel, Arce, puxa vida. Me acostumei com o rock pesado deles. Bem acostumado, diria.

3. Quando vejo um Grêmio ´bossa nova`, por mais que goste da nossa antigamente rica MPB fico pensando que esta cara burocrática que temos não é a mesma que tínhamos. Lembro da tia Rita, ou vo,  que se perguntava o que aconteceu com a MPB ? Lembram ? É Caetano, Gil, Jards Macalé, Tom Zé. Ah, a Tropicália. A nossa tropicália estava lá, londrinamente estampada no cartaz de Plant que deu um show de gana, raça, vitalidade, nos seus 64 anos imbatíveis de Rock.

4. Não, não desgosto nada nada do Luxa. Um baita treinador, um baita estrategista. Mas que que eu vou fazer se tenho saudade do nosso bom e velho rock and roll ? Perdoem este velho jurássico, talvez ultrapassado nos conceitos de futebol. Mas o Grêmio perdeu a sua cara de roqueiro. Perdeu a sua identidade tropicália. Lembram G Gil em 1977 no vestiário ao lado de André Catimba quando perguntaram para ele porque ele, negro, era gremista ? Lembram o que ele respondeu ? Pois ele disse: o céu é azul e branco, eu sou preto, logo sou Gremista.

Ah que saudades do velho Grêmio rock and roll.




Não me levem a mal. Vamos ganhar a SA, em estilo Bossa Nova. E vamos dar a volta olímpica cantando = vixxxxxxiiiiiiii que coisa maiischsssss linda maisssss chsssssssxeia de graçaaaaaaaaaa é ..... É o que espero.





@cajosias

face

C JOSIAS MENNA OLIVEIRA 



4 comentários:

  1. Meu caro Josias, meus parabéns pelo comentário eu concordo e assino embaixo agora mesmo.Pode ser que esse Leandro venha a ser um bom jogador,(lembram-se de Valdomiro)chorava de ruim, mas está muito difícil de aguentar o cara.

    ResponderExcluir
  2. A vida é uma constante mudança....as coisas mudam, o futebol mudou...então esse Grêmio rock que quer ficou nos anos 80, 90...

    Se é por questão de gosto, eu odeio Rock....sou mais uma roda de samba...

    Qto a luxa, é só analisar o percentual dele...sem material humano não se ganha nada....depois que entrou Elano e Zé Roberto o time deu um up!!!

    Futebol não se faz da noite para o dia....deixa o cara trabalhar, deixa ele ter continuidade...ou acha que o Flu está ganhando dois BR quase que seguidos pq não tem continuidade de equipe?

    Qto ao Leandro este guri é inqualificável, é uma pereba...ai vem aqueles que dizem que ele é jovem, tem velocidade e coisa e tal...tem velocidade?? então deixa o futebol e vá treinar atletismo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. O paradigma rock and roll foi usado como figura de linguagem, força de expressão.
      2. Claro que o mundo mudou, evidente, só que para nós não ... faz 12 anos que nada ganhamos ...então a vida que é uma constante mudança não está mudando para nós porque seguimos perdendo
      3. Zé Roberto deu up, claro, Elano tb, mas nenhum dos dois jogam duas partidas por semana e Marquinhos joga 40 minutos por semana ..
      3.1. Claro q futebol não se faz da noite pro dia, mas o time tem jogadores com idade avançada não durarão dois anos .... especialmente o Zé
      4. Leandro, concordo contigo
      5. Não preguei a saída do Luxa e ele teve tempo sim para trabalhar e está tendo ..
      6. Entramos no círculo vicioso, se Luxa tira leite de pedra, como dizem, é sinal que a direção lhe deu pedra para tirar leite ... logo foi mal planejado, de novo, o ano do clube

      carlos josias

      Excluir
    2. Genial como sempre!! Nota 10!!

      Excluir