quinta-feira, 20 de setembro de 2012

COLUNA DE CARLOS JOSIAS


HISTÓRIAS E ELEIÇÕES NO GRÊMIO - BASTIDORES - PARTE 3  -  A INCRÍVEL HISTÓRIA DA ELEIÇÃO DO ANO 2.000

Nos dois artigos anteriores se percebe algo que precisa ser registrado aqui com todas as letras sob pena de passar batido por alguns. Fala-se, hoje, muito, que Koff teria abandonado o clube e que agora às vésperas da ARENA quer retomar. Koff, que inclusive, foi aproximador do negócio ARENA, como já depus minudentemente em outros artigos, a partir da palavra do próprio Odone quando da nossa renovação de mandato em 2007, mesmo no clube dos 13 auxiliou o Grêmio inúmeras vezes, como em 97 e 98, e em outros tantos episódios, na intermediação de negócios adiantamentos e etc. Não deu publicidade a isto .... Mas nem vou ingressar neste mérito. Imperioso que se diga que Odone obteve a aclamação de Bandeira para 91/92 e foi seguir carreira política chegando a deputado estadual. Neste período não foi mais ao clube e se desligou da militância. Bandeira, o pupilo, mergulhou o clube na 2a divisão e em dívidas, cumprindo a Koff, em 93, receber uma gestão no atoleiro e reconduzir o clube até 96 para ganhar tudo. Em 97 - ou 98 - Cacalo, como disse anteriormente, tentou repatriar Odone, desligado politicamente da vida do Grêmio, para a Presidência do CD na disputa com Fachin na qual este se vitoriou. Argumento usado contra Odone ? O de abandono ao clube. Inexitosa a eleição Odone voltou para a vida partidária e não se elegeu. Quando chegou no clube em 2005 sequer era Vereador. Os resultados lhe devolveram à Assembléia Legislativa. É preciso saber em que jogar pedra para atirá-la. 

Mas chegamos ao ano 2000. Guerrero era Presidente e tentava a reeleição, ainda sob a proteção de Obino. Enfrentou forte oposição. Foi, das que participei, a campanha mais bonita de todas de uma chapa, encabeçada por Preis - eu particpava dela como Vice. Foi traçado projeto com detalhado planejamento e formadas comissões que durante toda a campanha se reunia isolada e em conjunto com as demais, em incessantes debates aberto ao público, e houve efetivamente um debruçar de ombros para o estudo de todas as questões do clube. A campanha se desenvolvia de forma tão eficaz e aberta a publico e conselheiros que às vésperas do pleito alcançava-se a estupenda marca de 4 x 1 no torcedor e 2 x 1 no conselho. Nesta semana, contudo, aconteceu um dos episódios mais constrangedores na centenária história política do Grêmio. Na ocasião redigi um artigo contando a história que fez história, distribuído no CD, que foi publicado em página de Zero Hora. Reproduzo agora o documento dando por finda esta 3a parte e a questão eleição 2.000 no clube. Deixo vocês com esta leitura que peço atenção e reflexão.


ENTENDENDO - se é possível - O CASO JOSÉ OTÁVIO GERMANO


1. NO INÍCIO DESTE ANO FOI REALIZADA UMA REUNIÃO NA RESIDÊNCIA DO SR. JOSÉ OTÁVIO COM AS SEGUINTES PESSOAS ALÉM DO SIGNATÁRIO: CARLOS BIEDERMAN; RONALDO NAPOLEÃO, CACALO, JANDIR RIBAS, E SERGIO VASQUES. NELA O SR. JOSÉ OTÁVIO EXPÔS QUE HAVIA FEITO CONTATOS COM O DR. PREIS. QUE ELE DEMONSTROU INTERESSE EM SE CANDIDATAR À PRESIDÊNCIA DO GFPA DESDE QUE CACALO NÃO DESEJASSE CONCORRER E LHE EMPRESTASSE APOIO.  CACALO PODERIA OCUPAR O CARGO QUE DESEJASSE. INFORMOU AINDA QUE ESTANDO NA ELETROSUL ESTAVA, NA OCASIÃO, COM MAIS TEMPO PARA SE DEDICAR ÀS COISAS DO GRÊMIO E DISPOSTO A COLABORAR. ENTENDIA QUE O IMPORTANTE ERA VITÓRIA EM PLEITO QUE DERRUBASSE A ATUAL DIREÇÃO DO CLUBE. OUVIMOS AS PONDERAÇÕES DO SR. JOSÉ OTÁVIO E SAÍMOS, TODOS, DA REUNIÃO, COM O COMPROMISSO DE PENSARMOS, REFLETIRMOS SOBRE O ASSUNTO PARA NOS REUNIRMOS UMA SEMANA APÓS COM AS CONCLUSÕES.

2. APROXIMADAMENTE UMA SEMANA APÓS, NOVA REUNIÃO FOI REALIZADA E, NOVAMENTE, NA RESIDÊNCIA DO SR. JOSÉ OTÁVIO. O MESMO GRUPO ESTAVA PRESENTE, SOMANDO-SE A ELE OS SRS. ZÉLIO HOCSMAN E PAULO PELAIPE.  NESTA FICOU ACERTADO QUE A IDÉIA SERIA EXPOSTA À TOTALIDADE DO GRUPO, EM REUNIÃO A SER MARCADA COM A PRESENÇA DE TODOS OS SIMPATIZANTES DO CACALO E DAS PESSOAS A ELE LIGADAS MAS, ANTES, NÓS QUERÍAMOS OUVIR A PROPOSTA DO DR. PREIS DIRETAMENTE DELE.

3. NOVAMENTE, UMA SEMANA APÓS, O MESMO GRUPO VOLTOU A REUNIR-SE, DESTA VEZ COM O ACRÉSCIMO DO IRMÃO DO SR. JOSÉ OTÁVIO, O ADVOGADO LUIZ PAULO. NESTA REUNIÃO OUVIMOS O DR. PREIS QUE SE FEZ ACOMPANHAR DO DR. SAUL BERDICHEVSKI E FICOU ACERTADO QUE LEVARÍAMOS A PROPOSTA A TODO O GRUPO.

4. EM 27.03.00 FORAM REUNIDOS DIVERSOS AMIGOS E SIMPATIZANTES DAS PESSOAS LIGADAS AO GRUPO MENCIONADO, NUMA GALETERIA EM PORTO ALEGRE, PARA EXPORMOS A PROPOSTA A TODOS. NELA CACALO FEZ LONGA EXPLANAÇÃO SOBRE O TEMA E AINDA COLOCOU EM PAUTA QUE ANTES DO EXAME DO ACEITE DA PROPOSTA DO DR. PREIS ERA DE SE REFLETIR SE NINGUÉM DO GRUPO DESEJARIA SE CANDIDATAR À PRESIDÊNCIA E CITOU VÁRIOS NOMES DE COMPANHEIROS QUE ENTENDIA CAPACITADO PARA TAL. ENTRE OS NOMES CITADOS POR CACALO CONSTOU O DO SR. JOSÉ OTÁVIO. CACALO DESCARTOU POR INTEIRO A HIPÓTESE DELE SE CANDIDATAR A QUALQUER CARGO. LOGO A SEGUIR O SIGNATÁRIO SE MANIFESTOU SAUDANDO O SR. JOSÉ OTÁVIO E DISCORRENDO SOBRE SUA DISPOSIÇÃO DE COLABORAÇÃO E INTEGRAÇÃO AO NOSSO GRUPO. APÓS ALGUMAS MANIFESTAÇÕES DISCURSOU O SR. JOSÉ OTÁVIO EMPOLGADAMENTE, OCASIÃO EM QUE TECEU CRÍTICAS FEROZES À DIREÇÃO ATUAL. NESTA OCASIÃO FICOU AJUSTADO QUE NOVO JANTAR, COM TODOS, SERIA REALIZADO, DESTA VEZ COM A PRESENÇA DO DR. PREIS QUE EXPORIA SUAS IDÉIAS AO GRUPO TODO.

5. MAIS OU MENOS QUINZE DIAS APÓS, NUM SÁBADO, NOVA REUNIÃO, DESTA VEZ NA CASA DO SR. CARLOS BIEDERMAN, COM A PRESENÇA DO DR. ADALBERTO PREIS E TAMBÉM COM A PRESENÇA DO SR. JOSÉ OTÁVIO QUE ARTICULOU A JANTA QUE SERIA REALIZADA NA SEGUNDA-FEIRA SEGUINTE. NELA SE EXPORIA AO GRUPO TODO NOVAMENTE A PROPOSTA DO DR. PREIS E, APÓS O PRÓPRIO DR. PREIS FALARIA COMO ACABOU POR ACONTECER. NO DIA 28 UM JORNAL DA CAPITAL PUBLICOU REPORTAGEM SOBRE O JANTAR E UMA FOTO EM QUE JOSÉ OTÁVIO APARECE AO LADO DE CACALO. 

6. COM A SAÍDA DO SR. JOSÉ OTÁVIO DA ELETROSUL, E SUA IDA PARA O MINISTÉRIO, COINCIDIU A FALTA DE CONTATO DESTE COM O GRUPO  ATÉ QUE VEIO O ANÚNCIO DE SUA INUSITADA CANDIDATURA NA CHAPA SITUACIONISTA.

7. ESTES OS FATOS. ENTENDA SE PUDER !
 
Assim, o homem que organizou um levante oposicionista, às vésperas de eleição trocou de lado. Acredite se quiser. Em eleições, amigos, tudo pode acontecer.


@cajosias

face

C JOSIAS MENNA OLIVEIRA
 
 
 

10 comentários:

  1. E o Dr. Koff porque apoiou o Guerreio naquela ocasião? Infelizmente esse apoio acho que decidiu a eleição e que culminou na quase falência do Grêmio.

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive essa opinião, não foi Odone que salvou o Grêmio em 2005,foi o Grêmio que salvou o Odone lhe dando a chance de voltar aos holofotes,pois sua carreira politica estava acabada.
    Pena que poucas pessoas saibam, ou queiram saber disto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele se elegeu aquele ano tendo como mote me ajuda que eu te ajudo para os gremistas , ou seja usando o fracasso e a tragedia da gestão Obino para se eleger vereador.

      Excluir
  3. Na real são todos iguais.

    É o sujo falando do mal lavado!

    ResponderExcluir
  4. no fim das contas sr cacalos mgi koff etc tao sempre mudando de lado. Abandonaram o odone deixaram ele sozinho e agora vem com papinho q ele usou o gremio. O sr cacalo e o sr koff nao usaram o clube de trampolim entao? Quem conhecia o adv e radialista cacalo? E o clube dos 13 foi fundado pq o koff veio do arapiraca? Nao ne. Ele mesmo reconhece q deve ao gremio. O odone se elegeu deputado pelas forças da direita britto bogo yeda dentre outros, mtos, simpatizantes de mtos aqui. Nao foi voto azul. Foi voto endireitado da maquina privatizante. Nada me convence a votar em koff
    Seu plano de governo mais parece de gremio estudantil.

    ResponderExcluir
  5. koff deu as costas pro gremio, só um fanatico ignora isso. só veio agora pq perdeu a teta dos 13... secou a arena o tempo inteiro, nem foi conhecer a obra.. agora quer pegar o clube sem divida, na arena, na libertadores?? quanta desfaçatez. é uma vergonha a falta de memória de uns e outros. acho q ele devia se candidatar à presidencia do inter, clube que ele tem ajudado ultimamente - ou será que os fanaticos vao negar isso?
    koff é um cretino de marca maior. não é muito pior q os outros, mas esse nao merece a presidencia do gremio nunca mais. passou de idolo a cretino traidor.

    ResponderExcluir
  6. Esta é a melhor coluna de futebol e de politica relativa ao Grêmio que tem no RS e fora dele. É a primeira constatação que faço. A segunda é me perguntar como pode alguém destilar tanto ódio como alguns entre os covardes anônimos ai de cima contra um homem que é a própria história do Grêmio ? Koff é só o Presidente mais vitorioso da história do clube. Quem chama ele de cretino só pode ser colorado, não tem outra.

    Bernardo Lewin

    ResponderExcluir
  7. Não sou contra o Odone mas chega de ser apenas coadjuvante nas competições, quem é gremista sabe e não pode negar, estamos com sede de títulos, o Grêmio é um dos maiores times do Brasil, e tem uma bela torcida apaixonada pelo seu clube de dar inveja a muitos, Odone foi importante fez o seu papel agora troca o discurso. Já está repetitivo de mais esse papo de batalhas do aflitos e agora e a mesma coisa com a arena, (sendo que a idéia foi o Koff um dos que à idealizaram), poxa será que é só eu que sinto falta de ver meu time campeão e comemorar titulos de verdade e não apenas uma boa colocação no campeonato, faça me o favor só não encherga quem não quer, depois não adianta reclamar que o time não tem jogador qualificado, altos salários, que não tem categoria de base, Odone é politico, o Koff tem experiência de campeão, tem faro de títulos, a história do Grêmio não nega!

    ResponderExcluir
  8. Não existe nenhuma dúvida e é voz corrente que o maior presidente da história do Clube foi e é Fábio Koff . Logo, chega a ser risível esta discussão. De mais a mais, precisamos de um presidente que atue 100% do tempo em prol do Clube e não 50% na Assembléia Legislativa e 50% no Gremio. O Clube é grande demais para tão poiuca atenção. Chega de perder! Nem gauchão ganhamos mais........

    ResponderExcluir