quinta-feira, 5 de abril de 2012

GRÊMIO ESTÁ DE LUTO COM O FALECIMENTO DE AIRTON PAVILHÃO

Eterno ídolo gremista atuou por 13 anos no Clube


Na tarde desta terça-feira, faleceu Airton Ferreira da Silva, o “Pavilhão”, um dos maiores zagueiros da história do Grêmio. O ex-atleta estava internado desde a última sexta-feira no Hospital Ernesto Dorneles, em Porto Alegre.



 Um dos símbolos da garra gremista, Airton chegou ao Tricolor em 1954, no ano de inauguração do estádio Olímpico. Em sua primeira passagem pelo Clube, Pavilhão ficou por seis anos, transferindo-se para o Santos. No ano seguinte, o atleta voltou ao Tricolor onde ficou por mais seis anos.

Airton foi um dos primeiros homenageados pelo Grêmio na Calçada da Fama em 1996, como forma de eternizar sua passagem pelo Clube. O ex-zagueiro também atuou como conselheiro do Clube, além de ter recebido o título de Atleta Laureado. Neste terceiro dia de abril, toda a nação gremista está de luto por esta perda inestimável.


O presidente Paulo Odone decretou luto oficial por três dias e a bandeira gremista ficará a meio mastro neste período. O velório de Airton Ferreira da Silva será no Salão Nobre do Conselho Deliberativo do Grêmio a partir das 23h de hoje, até as 17h desta quarta-feira (04).

O Grêmio se solidariza com os familiares e amigos desse eterno ídolo gremista.


Para muitos, um dos maiores jogadores que já vestiu a camisa do Grêmio. Para outros, o maior zagueiro da história do futebol brasileiro. Ficou famoso por um lance que somente ele era capaz de fazer: levava a bola em direção à linha lateral do campo chegando junto à bandeirinha de escanteio puxando com ele os atacantes. De repente, virava o corpo e, colocando uma perna por trás da outra, de letra, recuava a bola para as mãos do goleiro.

Para um jogador comum, uma verdadeira insanidade. Para Airton Ferreira da Silva, o "Pavilhão”, era "apenas uma jogada comum", como dizia o zagueiro. Airton surgiu para o futebol defendendo as cores do Força e Luz, de Porto Alegre. Na época, um clube de ponta dentro do futebol do Estado. Na metade do ano de 1954, foi cedido ao Grêmio por 50 mil cruzeiros mais o antigo pavilhão social do Estádio da Baixada. Obsoleto para a modernidade de um Estádio Olímpico prestes a ser inaugurado oficialmente, mas grandioso para o acanhado Estádio da Timbaúva, localizado na atual rua Dr. Alcides Cruz, 125. Ali ainda se encontra o saudoso pavilhão. Com a camisa tricolor, Airton foi uma unanimidade.


Um atleta exemplar dentro e fora de campo que lhe rendeu uma série de títulos, convocações para a Seleção Brasileira e diversas homenagens que acontecem até hoje.


No dia 04 de agosto, Airton Ferreira da Silva foi homenageado pelo Grêmio que decidiu celebrar os cinqüenta anos da primeira vez em que o zagueiro vestiu a camisa do Clube. Foi no dia 1º de agosto de 1954 em uma partida válida pelo Campeonato da Cidade que o Grêmio acabou empatando com o Cruzeiro de Porto Alegre no Estádio da Montanha.

Nome: Airton Ferreira da Silva
Posição: zagueiro
Nascimento: 31/10/1934
Local: Porto Alegre
Período no Grêmio: de 1954 a 1967
Data da contratação: 23/06/1954
Data do 1º jogo: 01/08/1954 (Cruzeiro PA 1 x 1 Grêmio)
Data do último jogo: 05/11/1967 (Perdigão 2 x 2 Grêmio, em Videira/SC)

Homenagens

Atleta laureado em 25/04/1989
Homenageado na Calçada da Fama em 22/09/1996
Atleta Vinculado em 19/12/1963 (Ata da Diretoria)

Títulos

1956 a 1960 – Pentacampeão da Cidade e do Estado.
1961 e 1962 – Participou das duas grandes excursões do Grêmio à Europa.
1962 a 1967 – Hexacampeão do Estado.
1962 – Campeão Invicto do Torneio Sul-Brasileiro
1964 – Campeão da Cidade

Pela seleção

1956 – Campeão Pan-Americano.
1960 – Vice-campeão Pan-Americano
1964 – Vice-campeão da Taça das Nações

Assista abaixo a última entrevista de Airton para Grêmio TV.



Fonte: http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=14143&language=0&news_type_id=1 e http://www.gremio.net/page/view.aspx?i=airton_ferreira&language=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário