sábado, 31 de março de 2012

COLUNA DE CARLOS JOSIAS


PARA ALGUNS, SER CONSELHEIRO É UMA ´BOQUINHA` - O QUE ESPERAR DELES NO CD ?


Essa foi a superação do ano. Pois tive que ler de um tuiteiro que eu estava criticando a direção atual do clube porque ´tinha perdido a boquinha` no conselho. Esta foi, como diria o meu saudoso pai, "de cabo de esquadra". Já tinha ouvido esta frase algumas vezes disparadas contra diversos criticos da direção e ficava olhando até constrangido com tamanha idiotice e estupenda barbaridade..... Pois me caiu os butiás do bolso. Se foram os conceitos pela linha de fundo. Assim não fica dificil de se perceber porque o clube tem se conduzido tão mal quando alguns pensam isto. Pior do que isto, o cara, trata quem não está mais no CD em postura irônica - e não está só nesta - de "ex-conselheiro" com o objetivo direto de atingir, como se isto fosse desonra e como se tal denominação fosse depreciativa ou pejorativa. Quem me conhece sabe que à exaustão cantei e decantei, quando conselheiro, que a honra não era integrar o CD era ser GREMISTA - este pessoal não entende assim. E perdi as contas das vezes que declarei que PARA AJUDAR O GRÊMIO NÃO PRECISAVA SER CONSELHEIRO, BASTAVA SER GREMISTA - até porque conheci muitos que nunca foram ao CD e ajudavam muito mais o clube que tantos outros que estavam se eternizando por lá.. E quem me acompanha, ainda que minimamente, sabe que já perdi as contas das vezes que declarei, e reitero, que não pretendo mais voltar ao CD ou à dirigência do clube - onde tive a felicidade e a sorte de ter sido exitosa - porque entendo que cumpri meu ciclo e vou me dedicar a outros assuntos da minha vivência a qual sem modéstia tenho também como bem sucedida, quer profissional quer pessoal.

De sorte que não faço política ou pratico qualquer ato com esta finalidade, porque só o faz quem ambiciona chegar aonde já estive e penso, chegou a hora de outros estarem.
Ajo com independência, sem ambições outras, e forte no fato de que ainda vivemos num país livre cujo direito de opinar é assegurado na nossa CF.
Mas jamais vou deixar de ser Gremista e sócio, como junto com meus filhos permaneço. Atirar a pecha de oportunista a quem critica porque o faz - sem se referir quando disparo elogios - é exatamente fruto de uma ignorância ou de, esta sim, inteligência oportunística. Menos mal - espero - que este pensamento infantil não deve preponderar, mas espantoso Quem pensa que ser conselheiro é ´boquinha` e pretende ingressar no próximo pleito, ou se manter, vai tirando o cavalinho da chuva, porque não há remuneração para tal. Salvo se pretende ou pensa que é possível obter algum tipo de vantagem ilícita .... A propósito, nunca recebi um centavo sequer do clube por qualquer tarefa realizada e muitas e muitas vezes viajei e paguei com meu dinheiro - sem reembolso em algumas delas e não foram poucas - e ainda guardo, por ser organizado, os comprovantes das despesas. Hábito de advogado. E não foi ´privilégio` meu este comportamento, conheço muita gente mas muita gente que fez igual e até com dispêndios muito superiores aos que tive. Conheço gente que de tanto trabalhar muitas vezes pernoitou na concentração porque ir para casa seria perda de tempo e sono dado o horário e porque o clube precisava da sua presença nas primeiras horas para recomeçar o trabalho. Nunca, no meu escritório, mas nunca mesmo, entrou qualquer cliente atraído pela visibilidade que por acaso tive por fazer parte do CD ou da dirigência - se alguém se beneficiou involuntariamente ou não com isto este não fui eu. Ao contrário, os raros casos que me chegaram por esta via acabaram tendo atendimento gracioso, até em função de Atletas ou por pedido deste ou daquele parceiro que enviava alguém sem condições de suportar custos, mas mesmo assim não encho uma mão em quase 20 anos. E desafio que provem diferentemente.
Vejo tantas criticas - justas diga-se de passagem - ao aniversariante golpe de 1964 mas o hilário é que muitos que levantam a bandeira da indignação contra ele cometem o mesmo pecado que lá se perpetuava, o da censura e o da patrulha.
Esta da ´boquinha` foi de espantar. Foi de arregalar os olhos. O Grêmio corre riscos com quem pensa deste jeito. Que fiquem longe do clube estes pensadores. Deus nos livre deles.


Saudações

@cajosias

2 comentários:

  1. Eles acham que ser conselheiro é ter status...colocar no perfil do twitter, "conselheiro gestão tal" e achar que por causa disso ninguém pode discordar ou questionar o que dizem/fazem.
    Foi-se o tempo em que o conselho era composto por pessoas que queriam o bem do clube e não da sua vida social/financeira.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a honra é ser gremista. Trabalhar pelo Grêmio é muito mais gratificante que ser conselheiro.

    ResponderExcluir