domingo, 27 de novembro de 2011

FUTEBOL - Inter é derrotado pelo Flamengo, mas ainda luta pelo G-5

O Internacional lutou muito em Macaé, mas não conseguiu evitar a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, na tarde deste domingo, pela penúltima rodada do Brasileirão. O time colorado jogou de igual para igual durante toda a partida, mas sofreu um gol no finalzinho do primeiro tempo que atrapalhou os seus planos.
D'Alessandro luta contra a marcação flamenguista no Estádio Moacyrzão, em Macaé
 Vaga ainda é possível
 Apesar do resultado, o Inter segue com chances de obter uma vaga na Libertadores de 2012. Para tanto, precisa vencer o Gre-Nal do próximo domingo (4/12), no Beira-Rio, e torcer por uma derrota do Flamengo diante do Vasco, que ainda briga pelo título, ou por um tropeço do Coritiba contra o Atlético-PR. Se empatar o clássico, o Colorado dependeria de derrotas de São Paulo e Botafogo e, pelo menos, um empate do Figueirense na última rodada.



No momento, o Inter é o sexto colocado, com 57 pontos, e o Coritiba o quinto, com a mesma pontuação. O Flamengo é o quarto, com 60.

Desafio em Macaé
A penúltima partida do Inter no Brasileirão 2012 foi disputada fora da capital carioca, em Macaé, já que o Engenhão, estádio no qual o Flamengo tem mandando os seus jogos, recebeu o clássico entre Vasco e Fluminense neste domingo. Apesar da distância, a tocida colorada marcou presença em bom número no Estádio Moacyr de Azevedo. O Campeão de Tudo foi a campo com força máxima, mantendo a escalação que havia vencido o Botafogo na rodada anterior.

Inter se impõe fora de casa
Sob chuva fina, o duelo começou em alto ritmo na cidade litorânea, com ambos os times investindo no plano ofensivo. O Flamengo teve a primeira boa chance em uma cobrança de falta, aos 3min. Ronaldinho Gaúcho bateu, Muriel defendeu parcialmente com o peito e Leandro Damião afastou com um chutão. A resposta colorada foi quase imediata: aos 5min, D'Alessandro lançou para a área e o goleiro Felipe deu um tapa providencial para escanteio, pois Damião fechava para o cabeceio no segundo poste. Aos 9min, D'Alessandro cobrou falta da intermediária e a bola passou sobre o gol flamenguista. No minuto seguinte, Thomas experimentou um chute de longe, sem perigo.

Com um toque de bola rápido e eficiente, o Colorado chegava com facilidade ao ataque, e aos 12min, por muito pouco não abriu o placar. Após boa jogada de Gilberto pela esquerda, Damião dividiu com o goleiro Felipe e a bola passou ao lado esquerdo do gol. Aos 15min, Oscar se livrou do marcador e cruzou para área, porém, Felipe conseguiu espalmar. Aos 18min, foi a vez de D'Alessandro protagonizar uma bela jogada individual. O meia argentino recebeu quase ao lado da área e tentou encobrir o goleiro adversário. A bola passou raspando o travessão.

Aos 22min, Gilberto chutou com força de fora da área e Felipe defendeu para escanteio. Logo depois, Bolívar concluiu da área, mas o chute ganhou muita altura. O Inter era só pressão, com uma sucessão de escanteios ao seu favor que deram trabalho à defesa rubro-negra. Aos 32min, Damião cabeceou para o chão, obrigando Felipe e fazer grande defesa.

Inter, de Nei, criou várias oportunidades de gol, mas não evitou derrota no Rio
Se na frente o Inter jogava com facilidade, o sistema defensivo também funcionava com qualidade. Com uma forte marcação desde o meio-campo, o Colorado não dava espaço para o Flamengo, que encontrava sérias dificuldades para finalizar. Aos 37min, em rara presença flamenguista na área de Muriel, Alex Silva tentou desviar de cabeça, mas dividiu com o goleiro colorado. Na sequência do lance, a zaga afastou. Aos 40min, Renato soltou uma pancada que passou perigosamente sobre o gol. Aos 42min, Gilberto recebeu grande lançamento de Oscar e, na saída do goleiro, chutou para fora.

Injustiça no placar
O primeiro tempo do Inter seria impecável se não fosse o o gol injusto sofrido o finalzinho do primeiro tempo. Aos 45min, Muriel abandonou o gol e fez defesa salvadora com os pés. Na continuidade do lance, Thiago Neves tentou o cruzamento, a bola bateu em Rodrigo Moledo e se ofereceu para Ronaldinho Gaúcho, que invadiu a área e chutou para fazer 1 a 0.

Muita luta na etapa final
O Inter começou o segundo tempo pressionando em busca do empate. Aos 6min, Moledo desviou de cabeça e Nei chutou cruzado para defesa de Felipe para escanteio. Mas o Flamengo também ameaçava. Aos 6min, Ronaldinho Gaúcho concluiu de voleio e Kleber, quase em cima da linha, evitou que a bola entrasse. No lance seguinte, Welinton cabeceou próximo à trave. O jogo era lá e cá. Aos 14min, D'Alessandro foi acionado na meia-lua e chutou à esquerda de Felipe. Aos 15min, Andrezinho entrou no lugar de Gilberto.

O time colorado procurava uma brecha para furar o ferrolho do Flamengo. Aos 17min, Oscar foi à linha de fundo e cruzou para a área, onde Damião dividiu com o a zagueiros mas não conseguiu tocar na bola. Aos 20min, quase o empate! Damião girou no interior da pequena área e Felipe fez uma defesa espetacular. O goleiro era o herói da partida, tendo seu nome gritado pelos torcedores rubro-negros. Também pudera. Aos 25min, ele pegou um chute de longe de Damião, e aos 29, defendeu a conclusão de D'Alessandro, também de fora da área.

A partir dos 15 minutos finais, o Flamengo equilibrou a partida e conseguiu frear o ímpeto colorado. Aos 30min, Ronaldinho Gaúcho bateu escanteio com efeito e Muriel deu um tapa, evitando o que seria um gol olímpico. Aos 33min, Jô, de volta após afastamento por lesão, foi para o jogo no lugar de Nei. Momentos depois, o técnico Dorival Júnior foi expulso por ter chutado a bola em reclamação por uma falta clara não marcada sobre D'Alessandro.

Aos 40min, Thiago Neves bateu falta à esquerda de Muriel, e aos 46min, Negueba cabeceou para fora, desperdiçando boa chance de ampliar. O Inter ainda tentou chegar na base do abafa, mas não conseguiu evitar a derrota em Macaé. Agora, todas as energias ficam concentradas para o Gre-Nal do próximo domingo, no Beira-Rio.

"Tentamos muito, mas não conseguimos o empate. Agora é jogar tudo no Gre-Nal e torcer por resultados paralelos", disse Oscar.

"A equipe foi aguerrida, determinada. Teve inúmeras oportunidades de gol, mas agora vamos ter que buscar tudo no Gre-Nal. Ainda estamos com plenas chances de classificação. Precisaremos muito da ajuda do torcedor", avalia o presidente Giovanni Luigi.

"Não tem nada perdido. Depende de nossas forças e de combinações paralelas. Vamos lutar até o final por esta vaga. O torcedor pode ter certeza disso", disse o técnico Dorival Júnior.

Flamengo (1): Felipe; Léo Moura, Welinton, Alex Silva e Rodrigo Alvim; Willians, Fierro (Galhardo), Renato e Thiago Neves (David Brás); Thomas (Negueba) e Ronaldinho. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Internacional (0): Muriel; Nei (Jô), Bolívar, Moledo e Kleber (Fabrício); Guiñazu, Tinga Oscar e D'Alessandro; Gilberto (Andrezinho) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.

Gol: Ronaldinho Gaúcho (F), aos 45min do primeiro tempo.

Cartões amarelos: Rodrigo Moledo, Kleber (I); Fierro, Ronaldinho Gaúcho, Thomas, Alex Silva (F).

Arbitragem: Evandro Rogério Roman (PR), auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Bruno Boschilia (PR)

Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé (RJ).

Por Felipe Silveira Redação/POA do Sport Club Internacional
Fotos: Alexandre Lops do Sport Club Internacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário