quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FUTEBOL - Parabéns Grêmio pelos 108 anos!

Saiba mais sobre o Grêmio e sua história nesses 108 anos!

Já foi campeão da Copa Libertadores da América em duas ocasiões e vice em duas outras oportunidades, campeão do mundo uma vez e vice outra, além de campeão da Recopa Sul-Americana. Também já conquistou dois Campeonatos Brasileiros da Série A, um Campeonato Brasileiro da Série B, quatro Copas do Brasil e uma Supercopa do Brasil, além de uma Copa Sul e um Campeonato Sul-Brasileiro. Já venceu trinta e seis vezes o Campeonato Gaúcho.

Treinadores
Entre os treinadores que deram títulos importantes para o clube estão Felipão, Valdir Espinosa, Oswaldo Rolla, Carlos Froner e Ênio Andrade. Outros nomes que, apesar de não terem tido grandes títulos, foram célebres são Rubens Minelli, Mano Menezes, Hugo De León e Telê Santana.
Atualmente, o treinador do Grêmio é Celso Roth, que assumiu no dia 4 de Agosto de 2011, depois da demissão de Julinho Camargo. Renato Portaluppi, o maior ídolo do Grêmio foi demitido no dia 30 de junho de 2011, após um empate em casa, contra o Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. Renato tinha assumido o comando técnico do time em 10 de agosto de 2010, após a demissão do treinador anterior, Silas.

Presidentes
O Grêmio já foi comandado por vários presidentes. O que mais ficou no tempo foi o Aurélio de Lima Py nos anos de 1912, 1913, 1915, 1919, 1920, 1921, 1922, 1929 e 1930. Fábio Koff era o comandante do Tricolor quando o clube foi Campeão Mundial e nas duas vezes em que foi campeão da Taça Libertadores da América. Atualmente, Paulo Odone é o presidente do Grêmio, tendo assumido em 15 de dezembro de 2010.

Números sobre a torcida
Conforme pesquisa do instituto Ibope realizada em junho de 2010 e encomendada pelo jornal Lance!, o Grêmio tem a sexta maior torcida do Brasil. À sua frente, há apenas clubes dos estados Rio de Janeiro e São Paulo. A pesquisa aponta que o clube gaúcho tem 4% (com margem de erro de 1,2 pontos percentuais) da torcida do país, o que equivale a 7,7 milhões de pessoas. No Rio Grande do Sul, a preferência é de 52,1% do Grêmio (o que resulta em maioria absoluta no estado), com 5,7 milhões de torcedores - outros clubes citados foram Internacional, Juventude e Coritiba. No Brasil, o Grêmio foi citado em todos os estados; também foi o clube apontado com maior torcida da região sul do país.
Segundo dados históricos de dezesseis pesquisas realizadas sobre torcidas no Brasil, o Grêmio tem o sexto maior contingente de torcedores, sendo o primeiro de fora do eixo Rio-São Paulo. Apenas Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco estão a sua frente. Com isso, o clube tem a maior torcida entre times gaúchos no território nacional. Segundo as pesquisas, o índice de torcedores do Tricolor fica entre 2,9% e 5,4% do total. O instituto Datafolha registra, conforme dados de abril de 2010, que o Tricolor tem 3% da torcida do Brasil (com margem de erro de dois pontos percentuais), a sexta maior do país, empatada com as de Internacional e Cruzeiro.
Nos estados vizinhos, o Grêmio também é o preferido entre os times gaúchos. 13% catarinenses torcem para o Tricolor, índice que só fica abaixo da torcida flamenguista que chega a 18%. Outros times do próprio estado tem uma quantidade de torcedores menor. No Paraná, 3% dos torcedores são gremistas e na cidade de Curitiba, o índice chega a 4%.
Na pesquisa Top of Mind da revista Amanhã de 2010, 53,3% dos gaúchos citaram o Grêmio como o time de futebol mais lembrado do estado. Há quinze anos o clube é o mais lembrado em tal área.
Nos dados de compra dos pacotes de jogos do sistema Pay-per-view de 2008, a torcida do Grêmio é a quinta que mais os adquire. Segundo o Ibope, 7,7% dos jogos comprados são do Grêmio, e segundo o Datafolha, o número atinge 8,5%, o maior número fora do eixo Rio-São Paulo. Apesar da média das pesquisas sobre torcidas e dos dados do pay-per-view indicarem que o Grêmio é o clube de sexta maior torcida do Brasil, o dinheiro que ele recebe da televisão pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro não respeita tal proporcionalidade. O clube recebe menos verbas do que o Santos e o Vasco da Gama, por exemplo, que têm, respectivamente a décima-segunda e a oitava maior procura por jogos no pay-per-view. Apesar de ter mais torcida do que Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Fluminense, Botafogo, o clube é enquadrado na mesma categoria de recebimento de cotas televisas de tais agremiações.

Rivalidade
O Grêmio é rival histórico do Internacional. As partidas entre Grêmio e Internacional são conhecidas como Grenal.
As duas torcidas praticamente dividem o estado do Rio Grande do Sul, e principalmente a cidade de Porto Alegre, em dois a cada competição, sendo que os torcedores de um normalmente apoiam o adversário do outro nas partidas realizadas na cidade. Tal dicotomia acirra ainda mais as disputas entre os clubes. Recentemente, uma enquete feita pela revista de futebol "Trivela" apontou o Clássico gaúcho como o mais acirrado do Brasil. Esta pesquisa contou com a colaboração de jornalistas de todos os cantos do planeta.

Acusações de racismo
Nos últimos anos, alguns membros da torcida têm sido acusados de racismo e de manifestações neo-nazistas. Grande parte das acusações se deve ao fato de muitos torcedores do Grêmio se referirem aos torcedores do rival Internacional como "macacos", inclusive em músicas da Geral do Grêmio que contêm versos como "Chora macaco imundo", "macaco chora" e "macacada filha da p." e "Olha a festa, macaco". Os gremistas negam qualquer tipo de racismo na torcida e no termo macaco, alegando que este apelido se deve ao fato de que os colorados copiam o estilo gremista de torcer. Em 29 de Dezembro de 2009 o Sport Club Internacional adotou o macaco como um dos mascotes do clube.

Um episódio de 2009 envolveu o jogador Elicarlos Souza Santos, do Cruzeiro, que ouviu gritos imitando macacos vindos da social do Estádio Olímpico Monumental, no dia 2 de julho de 2009. Leonardo Silva também foi alvo dos gritos de parte da torcida. A Polícia solicitou ao Grêmio as imagens da torcida para tentar identificar quais as pessoas que emitiram os gritos, para denunciá-los por injúria qualificada ou racismo. Duda Kroeff, presidente do Clube no biênio 2009-2010, manifestou que o Grêmio rejeita essa atitude; também disse: "É lamentável, é ridículo, é errado. Aqui no clube, convivemos com todos os tipos de raças e de religiões. O Grêmio tem uma estrela em sua bandeira como homenagem ao Everaldo, um atleta negro. É o único clube que fez isso. Olha, eu gostaria de poder identificar as pessoas que fizeram isso para que nunca mais voltem ao Olímpico." Anteriormente, em jogo também contra o Cruzeiro, em 24 de junho do mesmo ano, Elicarlos havia denunciado Maxi López à Polícia, acusando-o de racismo por supostamente chamá-lo de "macaco".
O mesmo Máxi esclareceu, no dia seguinte ao suposto ato que era "contra qualquer tipo de racismo". Ele também falou que "Em um jogo de futebol dentro de campo, nessas situações, acabamos falando um monte de coisas sem pensar"; também disse que acreditava que "isso foi formulado pelo Cruzeiro." Por fim, relatou que na delegacia, o policial o havia perguntado sobre o termo "macaco" e que ele (Máxi) teria respondido que "fala pouco ou quase nada de português e não falou esse termo em nenhum momento".


Estádio da Baixada
O Estádio da Baixada do Moinhos de Vento foi o primeiro estádio do Grêmio. Inaugurado em 1904, localizava-se em uma área nobre de Porto Alegre, no bairro Moinhos de Vento. Foi feito para agradar à crescente colônia de alemães da cidade, que se concentrava na região. Ali o Tricolor jogou do ano de 1904 até 1954, quando foi inaugurado o Estádio Olímpico. A compra do estádio foi negociada pelo dirigente gremista Augusto Koch e sua inauguração ocorreu no dia 4 de agosto de 1904. Ficava entre as atuais ruas Mostardeiro e Dona Laura. No cruzamento destas ruas ainda é possível ver um monumento com uma placa em homenagem ao estádio. O primeiro Grenal no Estádio da Baixada foi a partida em que o Grêmio goleou o seu maior rival, Internacional, por 10-0.

Estádio Olímpico Monumental
Atual estádio Tricolor, o Estádio Olímpico é o local onde o Grêmio manda seus jogos de futebol. O local é propriedade do Grêmio e abriga a administração do clube, bem como o campo suplementar, o Ginásio David Gusmão, uma capela, uma loja e uma cantina. Foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954, como Estádio Olímpico. Sofreu uma obra em 1980 finalizando seu anel superior, o que fez com que a palavra "Monumental" fosse adicionada ao seu nome, em alusão ao tamanho da obra. Hoje, o palco das partidas do Tricolor tem capacidade para 45 mil pessoas.

Memorial Herminío Bittencourt
No dia 19 de setembro de 2004 foi inaugurado no Estádio Olímpico o Memorial Herminío Bittencourt. Na ocasião, o Estádio Olímpico completava cinquenta anos. O local conta com taças de diversos campeonatos ganhos pelo Grêmio, camisetas de várias épócas, painéis, vídeos, bandeiras e computadores que permitem acessar informações sobre o clube.

Arena Tricolor
O clube, juntamente com a empreiteira OAS está construindo uma arena com padrão FIFA e UEFA no bairro Humaitá, em Porto Alegre. A previsão inicial era de que o novo estádio teria capacidade para 52.398 pessoas sentadas,mas em reunião realizada em 29 de agosto de 2011, o Conselho Deliberativo do Grêmio aprovou um aditivo ao contrato e o novo estádio terá 60,7 mil lugares, sendo o maior estádio do Sul do Brasil. A previsão é de o estádio esteja concluído em 2012, com inauguração no próprio ano da conclusão. O custo da obra, que seria de R$ 307 milhões, aumentou em R$ 65 milhões com o novo aditivo.

Calçada da Fama do Estádio Olímpico
O Grêmio foi o primeiro clube do Brasil a criar "Calçada da Fama" no seu estádio. Tal homenagem é prestada a jogadores importantes na história do clube e capitães de títulos do Tricolor. A primeira escolha de jogadores para integrar a Calçada foi realizada em 1996 com a participação da diretoria, conselheiro deliberativo e jornalistas. Desde 1999 e a cada dois anos, uma nova escolha é feita pela diretoria e pelo conselho deliberativo. A última se deu em 2009. A lista abaixo é, portanto, considerada como oficial do clube em relação a jogadores históricos. Note que alguns atletas ficaram de fora da listagem por não poderem colocar os pés na Calçada, por motivos de óbito, sendo apenas os da história mais recente representados.
Jogadores na Calçada da Fama:
Adílson, Airton Pavilhão, Alcindo, Altemir, Ancheta, André Catimba, Áureo, Baltazar, Calvet,
César, China, Danrlei, De León, Dinho, Edinho, Ênio Rodrigues, Foguinho, Jardel,
Joãozinho, Juarez, Leão, Luís Eduardo, Marino, Mauro Galvão, Mazarópi, Milton,
Oberdan, Ortunho, Pingo, Renato Portaluppi, Sandro Goiano, Sérgio Moacir, Tarciso,
Tcheco, Valdir Espinosa Valdo, Yura e Zinho




Poesia

108 anos de glórias

És meu amor e meu bem querer
causas arrepios em cada poro
me faz todo corpo estremecer
pleno de felicidade eu choro.

É impossível de me controlar
sempre és o meu maior prêmio
e a gana para torcer, gritar
é para te ver vencer, Grêmio.

A força da bandeira tricolor
só me dá prazer e felicidade
que no estádio faço cobertor
desde os cinco anos de idade.

Salve amado e eterno imortal
tu nunca sairás das memórias
no nosso Olímpico Monumental
cento e oito anos de glórias.


(Abel Reginatto)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%AAmio_Foot-Ball_Porto_Alegrense

Nenhum comentário:

Postar um comentário