terça-feira, 30 de agosto de 2011

FUTEBOL - Inter dispara no ranking da Conmebol

O Internacional já havia assumido a liderança do novo ranking da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) antes mesmo de erguer pela segunda vez a taça da Recopa Sul-Americana. Somente pelo fato de ser finalista contra o Independiente na edição de 2011 do torneio, o Inter acumulou pontos que o colocaram no topo da lista dos melhores da América do Sul.
Mas depois de vencer os argentinos e conquistar o bicampeonato, no último dia 24, o clube colorado ganhou mais 50 pontos que o isolou na primeira colocação do ranking: o Colorado soma 556.12 pontos, segundo atualização do dia 29 de agosto. A Liga de Quito (LDU), do Equador, é a vice-líder, com 506.57, e só desbancará o Inter se fizer boa campanha na Copa Sul-Americana - segundo os critérios do ranking, os times acumulam pontos a cada partida vencida ou empatada.

O novo ranking está vigorando desde o dia 16 de maio de 2011 e, conforme definição da própria Conmebol, "é um Ranking baseado na atualidade, a diferença da versão anterior, que tinha um caráter mais histórico, e que computava todo o acontecido desde 1960". A atualização é feita semanalmente, todas as segundas-feiras, na página da entidade na internet (http://www.conmebol.com/), e computa os resultados de todos os jogos disputados na semana anterior.

Critérios do novo ranking da Conmebol
 
Pontos ganhos de acordo com resultados nas partidas
As equipes obtêm pontos por partidas vencidas (PV) e empatadas (PE). No ranking anterior somente se concedia pontos por jogos disputados.

Prêmio por título e fases alcançadasO novo sistema concede pontos extra aos times que conquistarem um título, mas também recompensará as equipes que avançarem nas distintas fases das competições. Na versão anterior, somente adquiria pontos o primeiro colocado de cada torneio.

Coeficiente segundo hierarquia dos torneiosFoi estipulado um nível de importância para cada competição, e de acordo com ele será utilizado um coeficiente para calcular os pontos por partidas vencidas e empatadas e por avançar de fase.

Amortização do obtido nas temporadas anterioresA relevância da edição de cada torneio em cada ano não é a mesma, e se prioriza as conquistas mais recentes de forma escalonada: 2011 - 100% dos pontos; 2010 - 80%; 2009 - 60%. O objetivo é que o título mais recente tenha um valor superior do que o alcançado nas temporadas anteriores, que de qualquer maneira também terá sua relevância.

Veja no quadro abaixo as cinco competições que são levadas em conta para o cálculo do ranking e os respectivos critérios de pontuação:



Fonte: http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=15411

Nenhum comentário:

Postar um comentário