domingo, 29 de setembro de 2013

COLUNA DE CARLOS JOSIAS


                              ANOTAÇÕES DE ELEIÇÃO - UMA VISÃO DO QUE ACONTECEU


1. Homero Belini Júnior foi o grande número 1 e o nome da eleição - de direito e de fato. Dos ns. 1 das chapas foi o único que meteu a cara do inicio ao fim participou de debates e comandou a chapa com carisma, energia e talento. A chapa 7 por sinal rompeu com os caciques, não apoiou nem quis apoio de Koff e ou Odone entre outros. Não empunhou a bandeira de ídolos para chamar votos. Fez campanha sem guerras e sem acusações a quem quer que seja. Pregou sempre ser Grêmio, não ser contra este ou a favor daquele. Mirou no clube. Parabéns ao Grupo Grêmio Imortal, meu grupo de origem, o único ao qual fiquei ligado em toda a minha vida política do clube - do inicio ao encerramento. Muito orgulho deste grupo, e nas circunstâncias em que se passaram a eleição a 7 foi a grande vitoriosa entre todas - no pátio foi uma ´lavada`, como se dizia antigamente - e o mais vitorioso foi o próprio Grêmio. Que seja um grande e bom mandato. Homero se autoriza concorrer à Presidência se quiser. Plantou para isto.

2. Danrlei foi de fato o grande número 1 da Chapa 2. Sem dúvida alguma, não fosse ele a 2 ficava de fora. A propósito ouvi isto de um dos coordenadores da campanha que assegurou: o interior votou nele e ali nasceu a eleição. A Chapa, como ele mesmo afirmou, era dele. Ele mesmo disse, não apoio ninguém, eles me apoiam. O curioso é que ele desmentiu posições do MGV em blog famoso, do Hiltor, em tudo quanto foi argumentado. Danrlei matou a pau, o Grupo é meu e vou ganhar. Ele ganhou sozinho esta eleição para a 7. Não tem outra versão. Tirem os votos dele para ver. Quem recepcionou ou inventou ele - sem entrar no mérito da esperteza - foi gênio. Minha dúvida é até quando o G vai sobreviver destes toques à la Sassá Mutema !?

3. Exaustivamente referi que o apoio de Koff a duas chapas iria deixar uma na mão, que não era inteligente a estratégia. Asseverei, também, achar estranho emprestar apoio a chapas concorrentes. Alguns se insurgiram e contestaram, não viam concorrência entre 4 e 2. Pois correram o risco de ambas fazerem 19% e ficarem as duas de fora. Pois o que houve foi claro, a que tinha Danrlei ´roubou` os votos da outra e justamente o excesso do percentual que lhe tocou foi o que faltou para a outra entrar. Quem foi o gênio que topou esta não sei, mas a lâmpada era enferrujada.

4. Das chapas que ficaram de fora o Grêmio do Prata era a única - tudo sempre, claro, a meu juízo, diferente em atitudes. Pessoalmente gostaria que entrassem, poderiam equilibrar as idéias reinantes. Foi pena, mas de se reconhecer, foram aguerridos e bravos, foram para o pleito sem composições. São crentes. Isto é raro.

5. Odone fracassou com tudo que tinha direito. Seu grupo não entrou e o apoio dele foi gol contra. O inverso de Danrlei, tirasse Odone o apoio emprestado talvez o grupo se elegesse. Sua chegada no estádio para votar foi MELANCÓLICA. Odone percorreu o trajeto como se fosse um desconhecido. Na outra ponta Sérgio Ilha Moreira voltava ao CD. Perseguido e banido por Odone voltou de forma fidalga, sem alardes. Tapa de luva. De pelica. Existem
Gremistas e Políticos. Sérgio é um Gremista. Aí a diferença. Se é que me entendem.

6. Eleições tem perdas e ganhos, sempre. É do jogo. Sérgio Bombassaro é um grande sujeito, um grande GREMISTA e o seu trabalho no Quadro Social em 2005 foi fundamental para que o G alavancasse os sócios que não tinha. Chegou lá com 6 mil sócios a metade inadimplente. Logo pulamos para 50 mil. Uma perda e tanto. Mas como sempre disse, para ajudar o G basta ser Gremista. Ele é. Vai continuar ajudando, estou certo disto.

7. Há 3 anos disse que não iria concorrer. Que tinha cumprido um ciclo que era chegada a hora de me recolher, me dedicar mais ao meu trabalho, família, e, enfim, outras coisas. Fiquei dirigente 10 anos, conselheiro 17, fiz de tudo um pouco no clube e fui exitoso nos períodos que o dirigi, 93/98 e 2005/2007, com algum prejuízo profissional e familiar mas com imensas recompensas da paixão. Muita gente achou que era ´um doce`, que na hora ´h` eu seduzido por algum tipo de vaidade ou seja lá o que for arranjaria uma desculpa qualquer e lá estaria engajado em alguma chapa. Ontem cumpri a promessa. E estou feliz em ter honrado a minha palavra. A honra não é ser conselheiro, a honra é ser gremista.

E agora amigos, só futebol, que a eleição acabe no pátio que os vitoriosos saibam bem a responsabilidade que lhes foi entregue e que os vencidos aprendam as lições boas do pleito. O Grêmio é maior do que todos.

Coincidência, 7 itens. Homenagem a CHAPA 7  mesmo número da mais gloriosa camisa da história do G, sem querer, mas foi. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário