segunda-feira, 6 de maio de 2013

COLUNA DE CARLOS JOSIAS



PAULO PELAIPE EM RESGATE DE 2005 - A César o Que É de César !


Paulo Pelaipe é um homem polêmico. Sempre foi. Há quem o ame, há quem o odeie. Nunca se sabe bem porque uma ou outra mas as figuras polêmicas são assim, amadas e odiadas muitas vezes por tabela ( uns amam e odeiam sem saber exatamente o porquê ... em geral de ouvir falar bem demais ou mal em exagero e ao ouvir ... seguem em frente ). Sua passagem recente pelo clube, onde não teve a felicidade de sair vitorioso, aumentou o caldo desta questão. Não sou advogado dele, muito menos promotor acusatório, mas há tempos penso em escrever sobre isto por um dever, até em decorrência da paixão clubística, de resgatar uma parte ao menos de uma história que não vi ter sido contada como deveria e ou como realmente aconteceu. Alguns, e acho que foi o caso dele no episódio específico - ao menos - são esquecidos em grandes vitórias e lembrados só em ocasiões desagradáveis. Me parece justo fazer este resgate, e justiça deve ser feita sempre.
Era 2005. Eu estava Vice e encontrei, com o CA que assumia, o clube na rua da amargura, 2a divisão. Precisávamos tirar o clube da lama. A idéia, primeira, era profissionalizar o futebol e o nome de M Sérgio foi trazido pelo Presidente Odone que não queria efetivar um Vice ( figura, na realidade, afastada pelo Estatuto para dar lugar ao Assessor ) para ele próprio tratar de perto do futebol - contrariando a Scapini que almejava assumir. Mário assumiu e trouxe De Leon. O ano andava e o time não acontecia ( se sabia que o time era ruim, mas era o que o dinheiro podia comprar ). Mário fracassava na função e De Leon estava prestes a ser vaiado quando Odone telefonou para todos do CA objetivando trocar o treinador. Concordância maciça. O novo seria Mano, sugerido por PP e montamos uma estratégia para o anúncio ... PP espalhou que eu iria me encontrar com o treinador e ele foi com Alfredo Oliveira - o Carioca - a Caxias fazer proposta, enquanto eu, aqui em Porto Alegre, por telefone atendia a mídia sequiosa por saber quem seria e onde. Quando tudo ficou ajustado, lá na serra, PP me ligou e afirmou: tudo certo pode divulgar. Divulguei.

Ai faltava um Vice, ou um Assessor para o Futebol, ante a inevitável dispensa do Mário. Na ocasião, R Moreira líder do grupo que eu pertencia, e Francisco Rocha Santos - Vice do CA na Gestão 2011/2012 - do mesmo grupo, insistiram para que eu fosse para o futebol. Rejeitei. Motivos básicos: não era minha ´praia` e eu não achava adequado um Vice do CA assumir aquele cargo. E devolvi, vai tu Renato e eu dou respaldo político ao vestiário. E foi o que aconteceu. R Moreira assumiu o futebol e ao assumir, na coletiva, anunciou Paulo Pelaipe como seu escudeiro na missão. O primeiro telefonema de R Moreira que recebi já nesta função foi para obter liberação financeira para a contratação de um jogador indicado por Mano e era 150 mil. Sandro Goiano !

O primeiro jogo foi terrível, caimos por 4 x 0, M Sérgio não foi com a delegação, chegou depois, assistiu isolado num canto, não conversou com ninguém e depois daquilo acho que nunca mais o vi !

Eu cumpri minha tarefa, durante todo o período emprestei todo apoio ao vestiário, fui a TODOS os jogos do time, chefiei a delegação em todas ou quase todas as vezes ( quando o Presidente viaja a chefia é dele ) e a tarefa se cumpriu nos Aflitos.

E Paulo Pelaipe ?  Bem, R Moreira era homem muitíssimo ocupado. Pouco ia ao clube. Sua presença era cênica, em que pese importante até por isto. Homem respeitável, sem dúvida, idôneo, sem maiores comentários, com boa capacidade de expressão e não encontrava ressalvas na mídia,  mas o vestiário internamente era de Pelaipe. Sem tempo, Renato viajava e chegava em cima da hora, algumas vezes não assistia sequer a palestra ( o Mano permitia que fosse assistida por dirigentes .....) e alguns atletas mal o conheciam, ainda que o respeitassem, e o próprio Mano pouco ou nenhuma intimidade com ele desfrutava ... mas aparecia na entrevista quer na hora boa quer na hora ruim - e isto pesava e pesa: a aparência se mantinha, e isto era o que realmente importava. Paulo Pelaipe, discreto, era a quem Mano efetivamente confiava as angústias e estratégias, dividia as derrotas e repartia silenciosamente as vitórias. Intimidade. Os problemas com os atletas - de todos os tipos - como Pedro Júnior ( que fazia gol e reivindicava posição de titular ), Ricardinho, entre outros, era PP quem resolvia. Todas, eu disse, todas as questões de vestiário eram assumidas por ele até a porta e desta para dentro. O trabalho de PP não apareceu nos holofotes de 2005. Ou muito pouco. No hotel, em meio à festa, quando todos discursavam e comemoravam, quando champanhas eram estourados e até alguns menos cotados e de última hora eram louvados, PP quase que solitário e num canto do restaurante, jantava tranquilamente com alguns dos heróis verdadeiros da conquista.

PP foi decisivo em 2005, sem ele não sei se sairíamos do atoleiro. Na hora do rolo, jogadores, sai do campo, deixa o campo, antes de chegar até o Gramado Odone consultou a todos ( e não apenas um como conta lenda ) e passou por PP que foi um dos primeiros a dizer: Pelo amor de Deus não me tira o time ! Na verdade, naquele dia, apenas um queria a retirada do time. 

Em 2006 R Moreira e PP continuaram, conquistamos o campeonato gaúcho, para quem não se lembra, com defesas milagrosas de M Grohe no GREnal do 1 x 1 com Pedro Júnior metendo gol de nuca. O adversário foi Campeão da LA e do Mundo. 

Que ano para ser enfrentado em 2007, que ano. R Moreira seguiu adiante, deixou o cargo. PP abraçou a bronca sozinho tendo que encarar o rival com toda aquela pose. Coragem, foi o que teve. E fomos à final da LA. Proporcionalmente sair da 2a e ir a final da LA em 2 anos: façanha !

A César o que é de César. PP merece este resgate. Fiquei todos estes anos com a sensação de que lhe havia sido sonegada a verdadeira importância que teve e da sua trajetória histórica em 2005. Eu não tenho dúvida, naquele ano PP foi a figura mais importante do futebol do clube ! 

Ninguém precisa amá-lo mais por isto. Ninguém precisa odiá-lo menos por isto ... acho .... mas amem ou o odeiem, pouco importa,  o respeitem, se não por tudo, ao menos por isto:  não é favor, é obrigação por gremismo !  

Esta ´moeda` é dele, não a soneguem !

Abs


19 comentários:

  1. Só a titulo de contribuição lembro de um jogo em que eu estava presente no ano de 2005, Grêmio x Avaí em Florianópolis,
    lembro que neste dia o então vice de futebol viajava comigo no mesmo avião com destino a SC, chegamos praticamente na hora do jogo, o que me surpreendeu, pois será que este cidadão não deveria ter viajado junto com a delegação e estar lá na hora do sufoco.

    ResponderExcluir
  2. Muita coisa da história acaba não sendo contada e outra não exatamente como aconteceu é sempe assim mas foi ótimo saber disto é bom revisar alguns conceitos também, belo texto e resgaste bem feito para por coisas nos lugares. Muito bom

    Marco Sandrim

    ResponderExcluir
  3. Pelaipe entende de futebol, o que atrapalha e causa este sentimento de amor e ódio talvez seja algumas declarações meio fora do contexto. Tambem deve entrar na sua conta o desempenho do Luxa ano passado, quando foi só treinador, pois tinha uma figura forte no comando. Este ano, apesar de toda a qualidade do Rui, que não precisa defesas, parece ter tomado conta do vestiário e assumido funções demais além da de treinador, causando queda de rendimento.

    ResponderExcluir
  4. Fabricio Becker concordo contigo. Vou acrescentar sem discordar de ti no restante que eu prefiro alguém que se divide entre o amor e o ódio do quem não fede nem cheira e o este doutor chamado Renato Moreira pipocou em 2007 como também pipocou entre ocasiões veja aquela eleição que era o número 1 da chapa e no dia da votação se mandou pras europa. Justo o reconhecimento do Pelaipe que ninguém fez até hoje.

    Jorge Escouto

    ResponderExcluir
  5. O Josias, mais uma vez, demonstra sua isenção quanto ao reconhecimento das pessoas que trabalharam pelo Grêmio. Sem "ranço", sem politicagem, sem o corporativismo que vem atrasando a vida do clube.
    Pena que está afastado do poder.

    ResponderExcluir
  6. Grande texto. Belo reconhecimento. Paulo Pelaipe é muito competente e toma as rédeas do vestiário. É honesto e muito trabalhador. Um dia ele voltará. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. O tempo mostra quem é quem. Quem não aparecia e era bom e quem aparecia e nada era.

    João Luiz Prestes

    ResponderExcluir
  8. Bom texto reconhecimento justo coisas nos lugares.

    Eduardo Fabricio

    ResponderExcluir
  9. Josias, a derrota foi 4 x 0 pra Anapolina, aqui em Anápolis. Me recordo que quase fui nesse jogo.

    Não me agrada o Pelaipe, embora sua contribuição ao Grêmio em 2005 tenha sido fundamental, como bem relatado por ti. Bacana também o resgate ao Moreira, já nem me lembrava. Para cada jogador "bala" que o Pelaipe trouxe, veio uns 5 cabeças de bagre. Muito falastrão, na sua última passagem não foi muito feliz. Que se realize lá no Rio, e não volte mais como diretor nem qualquer outra função administrativa - sobretudo remunerada - ao Grêmio. Falastrão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, qdo escrevi tinha certeza dos 4 x 0 como postei ( escrevo sempre de improviso e corro estes riscos ) ... depois não sei porque veio a dúvida e instintivamente corrigi, não cheguei a conferir ... mas tu mora em Anápolis matou, não vou nem conferir, muito grato pela colaboração sempre muito bem vinda abração

      carlos josias

      Excluir
  10. o amigo Jorge tem toda razão Renato é um pipoqueiro

    Marco Santini

    ResponderExcluir
  11. É sempre preferível um falastrão que um pipoqueiro. Não gosto de nenhum dos dois mas prá segundona servem.

    Mauricio

    ResponderExcluir
  12. Não acho PP nem o melhor, nem o pior vice de futebol do mundo.
    Acho q ele entende de futebol ( oq hj nesse oásis de burrice é um grande diferencial)
    Acho que ele merece todo o mérito, em todas as vezes que foi decisivo no nosso futebol.
    A restrição que tenho a ele é pelo fato das sabidas comissões nas negociações de jogadores, fatos que por exemplo fizeram Guinazu e Sorondo ( da primeira vez ) estar fechados com o Grêmio e em cima da hora ir pro inter.
    Este tipo de coisa ao meu ver, o inviabiliza.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prezado esta completamente desinformado, Fala com o Portugues, o empresário que trouxe o Guinazu, que tu vais saber que ele trouxe o Guinazu a pedido do Pelaipe , só que o Presidente Odone vetou a contratação e o mesmo como ja estava com a ducumentação ofereceu ao Piffero que abraçou o negocio.

      Excluir
    2. Guiñazu estava fechado com o Grêmio. Veto foi induzido. Várias pessoas sabem disso.

      Excluir
  13. Belo texto e muito importante o resgate de acontecimentos que só quem está dentro pode saber e divulgar. Ó que sai na impressa é muito pouco do que ocorre no dia a dia. Fora que há muito inverdade no que é divulgado. Abraços e parabéns !!!

    ResponderExcluir