terça-feira, 30 de abril de 2013

COLUNA DE CARLOS JOSIAS



 LUXA, O CINEASTA. SUSPENSE, MISTÉRIO OU TERROR ?



No fundo do para-raio tem o raio, tem o raio,
Que caiu da nuvem negra do temporal
Todo quadro negro é todo negro é todo negro 



Mestre do suspense Alfred Hitchcock se consagrou como diretor com uma marca interessante em seus filmes que prendia o espectador ( e expectador ) não só pelo conteúdo genial de suas películas mas pelo hábito de, em todas, fazer curtíssima aparição. Ficava-se esperando o momento em que aquele velho gordinho e careca, na verdade não muito simpático, fosse passar pela tela normalmente como qualquer figurante ou se isto aconteceria com apenas o desenho de sua silhueta. A atenção na ´fita` era total também para isto. Quando ele aparecia, havia um relaxamento, e se seguia em frente porque os filmes de suspense possuem uma característica: se sabe quem é o bandido, não havia necessidade de se esperar pelo final para descobri-lo, a expectativa se limitava a como e quando seria pego. Ah, claro, alguns, especiais, rondavam outras incógnitas, como o estupendo ´Os Pássaros`, mas a regra era a do crime humano.

Agatha Christie, a Rainha do Crime, escritora talentosa -  dizem que seus livros somente foram menos vendidos do que a Bíblia e os de Shakespeare - dedicou sua arte a outra forma de explorar o policialesco: o mistério. Nos filmes de mistério não se sabia quem era o bandido, as intricadas manobras para descobri-lo era exatamente o cerne da trama. O expectador ficava todo o filme  ´chutando`  o criminoso que somente apareceria no final. Era um desafio à inteligência dos aficcionados. A habilidade dela nisto beirava ao mirabolante.

Luxa às vezes é puro suspense, noutras mistério autêntico. Numas o jogo começa e a gente já sabe como vai terminar. Noutras, tudo pode acontecer ( inclusive não se ter estratégia para enfrentar o adversário ).

A palestra dele sempre é um mistério, não se sabe o que acontece, dirigente não pode participar. Sua conduta em campo, outro mistério, ele tanto pode ficar engomadinho, como é, à frente da casa mata como sair correndo de dedo em riste contra alguém e desabotoar palavrório.

Depois da palestra tem o jogo, tem o jogo, tem o jogo, tem...um Maracatu Atômico ...

“ No fundo do para-raio tem o raio, tem o raio,
Que caiu da nuvem negra do temporal
Todo quadro negro é todo negro é todo negro  ”


Entre um suspense e um mistério o Grêmio vem ciclotimicamente jogando e regularmente perdendo, com ele Laxa, Lexa, Lixa, Loxa, Luxa.

Se não passar adiante na LA vamos conhecer o que já estamos quase nos acostumando com ele, o TERROR !

Foi assim contra o Caxias, contra o Milionários, contra o Palmeiras e contra o Juventude. Sexta Feira 13 fora de época.

Sorte irmãos, e fé !

Carlos Josias
@cajosias


Um comentário:

  1. Vamos torce pra não terminar em terror mas o diretor deste filme está fazendo de tudo prá isto.

    Mario Sérgio

    ResponderExcluir