quarta-feira, 6 de março de 2013

Atuação de luxo e goleada sobre o Caracas na Arena


Na noite desta terça-feira, com 32 mil torcedores na Arena, o Grêmio repetiu a atuação de luxo que teve no Engenhão, contra o Fluminense, e goleou o Caracas pelo placar de 4 a 1 em jogo válido pela terceira rodada do Grupo 8 da Copa Libertadores da América. Com este resultado, o Tricolor assumiu a liderança do grupo e encaminhou da melhor forma possível a sua classificação para fase de oitavas de final da competição.

PRIMEIRO TEMPO:
Bem fechado em sua formação, o Caracas entrou em campo com o único objetivo de não sofrer gols e garantir um empate fora de casa. Dentro desta filosofia, conseguiu segurar o ímpeto gremista por apenas 16 minutos, quando nasceu o primeiro gol. Tanto que até aí, o Tricolor ainda não tinha criado oportunidades para marcar.
A abertura do marcador surgiu após uma sequência de escanteios: no primeiro deles, o goleiro cortou parcialmente e Pará pegou o rebote mandando no canto esquerdo. O zagueiro salvou mandando pra fora. Estes mesmos dois jogadores seriam protagonistas logo depois.
Após nova cobrança de escanteio da direita, a bola foi afastada e voltou nos pés de Pará, ao lado da área. O cruzamento saiu meio despretensioso, nas mãos do goleiro Baroja. Felizmente, a autossuficiência do jogador venezuelano beneficiou o Grêmio, pois o camisa 1 deixou a bola escapar de suas mãos na entrada da pequena área. Vargas aproveitou o rebote, mas foi bloqueado. A bola caiu à feição para Barcos, que mandou para as redes com muito oportunismo!
Grêmio 1 a 0!
A abertura do placar até os 15 minutos era tudo que o Grêmio queria para romper a barreira defensiva dos visitantes.
Completamente perdido em campo e sem saber o que fazer, o Caracas foi dominado pelo Tricolor, que passou a empilhar oportunidades.
Aos 20 minutos, Elano roubou a bola na saída do Caracas e lançou Vargas, na direita. O chileno entrou a drible pela área, passou por dois adversários e chutou cruzado. Baroja fez a defesa.
Dois minutos depois, Elano recebeu ao lado da área, pela direita, e quase surpreendeu o goleiro mandando direto quando todos esperavam o cruzamento.
Aos 31, Vargas apareceu outra vez pela direita infernizando a defesa adversária. Ele cortou pelo meio e rolou para Elano, que chutou rasteiro, à esquerda de Baroja.
Seis minutos depois, mais uma sequência de escanteios originou o segundo gol gremista: Elano cobrou duas vezes da esquerda e, na segunda vez, quase marcou olímpico. Na terceira cobrança, desta vez da direita, ele repetiu aquela jogada tão tradicional que resultou em gol no Engenhão, contra o Fluminense: cobrança no primeiro pau buscando a cabeça de Werley. O zagueiro torneou e mandou para o fundo das redes!
Grêmio 2 a 0!
O torcedor gremista ainda comemorava, quando o Tricolor roubou a bola na saída do meio campo. Vargas fez jogada sensacional pela direita e rolou atrás da zaga encontrando Zé Roberto. Na cara do gol, o “Super Zé” chutou cruzado, mas Baroja fez grande defesa evitando o terceiro gol gremista.
No último minuto da primeira etapa, foi a vez de Elano colocar Vargas na cara do gol: ao lado da área, pela direita, ele levantou na cabeça do chileno, que não marcou por detalhe. A bola passou à esquerda e foi na rede pelo lado de fora.

SEGUNDO TEMPO:

O Tricolor voltou sem modificações para etapa final e nem precisava.
Logo aos 7 minutos, após uma troca de passes na entrada da área, Barcos fez o papel de assistente e fez um passe perfeito atrás da zaga deixando Zé Roberto na cara do gol. Com muita qualidade, ele driblou o goleiro e mandou para o gol aberto. Golaço!
Grêmio 3 a 0!
Com a vitória encaminhada, o time deu uma relaxada natural e acabou sofrendo o primeiro gol como alerta: após cobrança de falta da intermediária, pela esquerda, Sánchez ganhou de cabeça no meio da área e venceu Dida. Era o gol de honra dos visitantes aos 14 minutos.
Mas o ímpeto venezuelano ficou por aí.
O Tricolor voltou a dominar e partiu em busca do quarto gol.
Aos 19 minutos, Barcos lançou Vargas na esquerda, no bico da grande área. Ele venceu o marcador, puxou para perna direita e mandou colocado, buscando o canto oposto. A bola saio por detalhe.
Dois minutos depois, Elano recuperou uma bola no campo de ataque e lançou Vargas, na esquerda. O chileno esperou a chegada de Zé Roberto, entrando livre, atrás da zaga, no outro lado. Ele pegou muito embaixo da bola e mandou por cima. Grande oportunidade!
Mas o quarto gol não demoraria a sair e ele seria o mais bonito da goleada: aos 27 minutos, Vargas fez grande jogada individual e lançou Pará, na direita. O lateral driblou o marcador na velocidade, invadiu a área e chutou forte, cruzado, rasteiro. A bola passou por todo mundo, mas não passou por Zé Roberto. Na pequena área, só teve trabalhou de empurrar pro gol aberto. Golaço!
Grêmio 4 a 1!
Com a goleada garantida, Luxemburgo fez duas modificações na sequência colocando Welliton e Marco Antonio nos lugares de Vargas e Elano, que saíram muito aplaudidos.
Nos minutos finais, o Tricolor manteve a posse de bola e administrou o resultado trocando passes ao som dos gritos de “olé” da torcida.
No apito final do árbitro, a certeza de que o time está no caminho certo em busca da classificação para fase de oitavas de final.
Na próxima terça-feira, dia 12/03, as duas equipes voltam a se enfrentar em território venezuelano.



 Fonte: Site do Grêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário