quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Inter vence e garante classificação


Debaixo de muita chuva, o Inter venceu o Caxias por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (13/02), no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Os gols colorados foram marcados por Leandro Damião e D'Alessandro. Com o resultado, o Colorado alcançou a liderança do Grupo B, com 14 pontos, e garantiu a classificação para as quartas de final da Taça Piratini - a primeira fase do Gauchão. Na última rodada antes do mata-mata, o Inter enfrenta o Cruzeiro no próximo domingo, em Canoas.

O jogo era válido pela terceira rodada do Gauchão, que havia sido adiada em razão da tragédia em Santa Maria. Inter e Caxias entraram em campo buscando a classificação às quartas de final da competição. O técnico Dunga escalou sua força máxima, tendo o desfalque de apenas dois jogadores que viam atuando como titulares: Dátolo, que sofreu lesão muscular na coxa esquerda, e Willians, que sofreu uma lesão no ligamento do joelho esquerdo. O uniforme colorado em campo foi totalmente branco.

O jogo
Antes de começar a partida no Centenário, o árbitro aguardou as torres de iluminação estarem completamente ligadas, enquanto isso chegou uma forte chuva em campo. Aos 5min, Renato recebeu bom passe de Jackson e aproveitou o campo molhado para arriscar de longe. Mesmo com dificuldade, Muriel fez a defesa em dois tempos. A chuva torrencial impedia a boa visualização do jogo. Aos 9min, Zambi entrou na área, tentou o chute, mas Ronaldo Alves interrompeu a jogada. Aos 13min, o Inter chegou com força. Gabriel levantou da direita, Fred tentou escorar para Damião, porém a zaga grená afastou.

No ritmo da chuva
Na metade do primeiro tempo a bola já parava em poças d'água, atrapalhando principalmente as jogadas mais técnicas e em velocidade, que apareciam no ataque colorado. Aos 16min, Forlán e Damião avançaram em contra-ataque, mas a bola ficou no caminho. Logo depois, o árbitro interrompeu a partida para trocar a camisa de toda a arbitragem, já que estava parecida com a do time do Caxias. Aos 24min, Umberto cruzou e Muriel fez grande defesa. Aos 27min, Forlán cobrou falta direto para o gol e quase surpreendeu o goleiro, que mandou para escanteio.
A chuva continuava forte e alagando bastante o gramado do Centenário, no entanto a arbitragem conversou e mandou seguir a partida. Aos 32min, Umberto sentiu lesão e saiu de campo chorando, entrou Léo Korte no Caxias. Aos 34min, Forlán cobrou escanteio e, depois de bate-rebate, Josimar quase encobriu o goleiro, mas André Zumba se recuperou e segurou firme. A bola já não rolava mais em campo e a prática do futebol era difícil.

Damião e Muriel se destacam
E foi na jogada aérea que o Inter saiu na frente: aos 37min, Gabriel mandou na cabeça de Damião, que se antecipou ao zagueiro para tocar para o fundo do gol. A comemoração foi com mergulhos dos jogadores no gramado alagado. Aos 42min, mesmo com a bola molhada e o campo mudando a trajetória da bola, o goleiro colorado mostrava a sua qualidade. Após a bola na área, o camisa 1 do Inter voou para fazer grande defesa em cabeceio do adversário. Na sequência, a confusão foi grande na área colorada, com muito bate-rebate, até que o atacante do Caxias chutou e Muriel pulou para espalmar, em lance de puro reflexo. Na tentativa de empate dos caxienses, Muriel se dava melhor. Aos 47min, o árbitro apitou o final da etapa inicial que garantia a vitória parcial do Inter.

Segundo tempo equilibrado
A chuva diminuiu e as equipes se estudavam em campo, ainda encontravam dificuldades para fazer a bola rolar, mesmo com o esforço dos funcionários do Caxias para diminuir as poças d'água no intervalo. Aos 4min, falta boa para o Caxias, mas a bola bateu na barreira do Inter e foi para escanteio. Aos 8 e 9min, Muriel segurou duas tentativas do Caxias. Aos 16min, novamente o goleirão colorado se destacou: na falta cobrada com força por Rafael Santiago, Muriel decolou para mandar para a linha de fundo com as pontas dos dedos.

Inter amplia o placar
Aos 28min, D'Alessandro partiu em contra-ataque e chutou forte e cruzado de fora da área, a bola morreu no canto do gol do Caxias para fazer 2 a 0. Logo após, uma grande confusão foi formada em campo, ocasionando a expulsão do caxiense Alisson. Aos 36min, D'Alessandro mandou a bola para a área e zaga adversária afastou. O Caxias partiu em velocidade, mas o cabeceio do ataque do Caxias, sob forte marcação colorada, saiu pela linha de fundo. Aos 44min, Fred apareceu na esquerda e bateu forte, o goleiro mandou para escanteio. Um minuto depois, Josimar soltou a bomba por cima do travessão. Não havia tempo para mais nada, vitória e classificação colorada garantidas.

"A equipe suportou bem (a chuva e o campo alagado) e agora estamos classificados", disse Ronaldo Alves.
"O jogo era de bola longa, no segundo tempo diminuiu a água no campo e garantimos a vitória. Hoje foi uma mostra de espírito de grupo", destacou D'Alessandro.
"Temos que usar os nossos recursos, partir para cima, driblar. Hoje conseguimos superar as dificuldades", avaliou o técnico Dunga.

Ficha técnica:
Caxias (0): André Zuba; Jackson, Jean, Marcelo e Dener; Umberto (Léo Korte), Alisson, Wallacer e Renato Medeiros (Marcelo Medeiros); Zambi e Rafael Santiago. Técnico Antonio Picoli.
Internacional (2): Muriel; Gabriel, Ronaldo Alves, Rodrigo Moledo e Fabrício; Josimar, Élton, Fred e D’Alessandro (Maurinho); Diego Forlán (Hélder) e Leandro Damião (Gilberto). Técnico Dunga.
Gols: Leandro Damião (I), aos 37 minutos do primeiro tempo, e D'Alessandro (I), aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Dener (C), D'Alessandro (I), Rodrigo Moledo (I), Josimar (I), Fred (I), Alisson (C) e Jackson (C). Vermelho: Alisson (C).
Arbitragem: Daniel Bins, auxiliado por João Lúcio Monteiro e Vilmar Burini.
Local: Centenário, Caxias do Sul.

Fonte: http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=19719

Nenhum comentário:

Postar um comentário