segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

COLUNA DE CARLOS JOSIAS



O HAMBURGO E A NOITE DE GALA OS DOIS ART(H)URs = O GOLPE DE MESTRE DO DALEGRAVE  E  O TOMBO DO ZANELLA.  DO PAPEL PARA O CONCRETO


                             Programa 2TOQUES do CADU gerando histórias !                                                          



1. O BLEFE DO FARRISTA.O GOLPE DE MESTREArthur Dalegrave foi um ser humano admirável e sobretudo umgentlemen. Tive a honra de conhecê-lo  pessoalmente em 1980. Ele tinha uma loja de roupas masculinas - sempre gostou do ramo - chamada DOMANI, ali na Av. Borges de Medeiros ao lado do n. 308, Edificio Fronteira,onde eu trabalhava. Foi com ele que adquiri meu primeiro terno ( na época se dizia ´terno`. outros diziam ´fatiota` ) e me tornei seu ´freguês`,  só na moda masculina .....claro... em 81 eu passaria a ser o inferno astral dele.... Sua loja era um encontro de colorados, nela muito antes de conhecer Cacalo conheci seu tio Vico, o Olavo dos Santos, brilhante advogado trabalhista que foi responsável pelo Jurídico do co-irmão durante longo período, mas já havia marchado para o sobrinho no caso TRIMEDAL em 1977 ou algo assim.... Quando estourou a éra de ouro no nosso Grêmio, e passamos a ganhar a LA e o Mundial de 83 eu passei a ser um terror na convivência deles porque passava ali todo o dia para tomar café e, claro, dar uma ´tiradinha` bem humorada na desgraça deles.. Mas tudo com muito respeito. Gremista que não conhecia Dalegrave pessoalmente o odiava. Ele era cruel. Bem, guardadas as proporções os colorados me odeiam....neste âmbito universal da rivalidade. Dalegrave era um poquerman de tão malandro.  Malando bom, malandro do bem e de uma inteligência absurda. Ah, golden years. Numa época em que as comunicações não tinham nem de perto a celeridade de hoje, levavam-se dias, semanas e às vezes nunca se sabia ao certo o que efetivamente tinha acontecido, o Tuca - apelido dela na loja - deitava e rolava. Inventava de tudo e contava como verdade coisas que, sem poder contradizer, transitavam para alguns como favas contadas. Nestas ele criou uma piada (só dizendo assim) típica dele, o blefe, o golpe de mestre:

O Grêmio não enfrentou o campeão da Liga, que seria o TIMAÇO DA JUVENTUS, no mundial de 83; a Juve desistiu da competição, se desinteressou e foi o Hamburgo. 

Quem, sem Internet, iria argumentar contra ?  Pois este cachorro ele passou anos e anos e faleceu passando.

2. O TOMBO DO ZANELLA -  O BLEFE DO ZANELA FOI UM NATIMORTO.  Artur Zanela, Artur sem H, é tal qual Dalegrave um ser humano de primeira, contador de histórias  ( e boas ), também farrista, pessoa querida, sentimental, sensível, e que só de perto parece ser normal, é uma honraria conhecê-lo de perto ou pelo menos mais próximo ....adora um boa blefada mas, e sempre há um mas, se esqueceu que para repetir a piada, o conto, a boa mentira do Dalegrave, tinha que contar com um elemento que o seu quase chará contou e que hoje não conta mais: a globalização e a informática que atualmente está presente tanto na casa do milionário quanto na favela...e logo ele que conhece tudo de habitação se passou nesta. Na época de Dalegrave a mentira tinha pernas mais compridas...hoje não são nem curtas, não, os blefes deste tipo não tem pernas...... ! Pois no Programa 2 Toques do Cadu, o programa da vez, ele, ZANELLA, quis repetir o Blefe do Dalegrave. Caiu sentando. 

      A história de 1983 foi uma das mais ricas do futebol europeu cuja seleção italiana havia desmontada a grande seleção de Telê Santana. E aquele ano foi o ano do HAMBURGO =

http://esporte.hsw.uol.com.br/hamburgo.htm

    O Hamburgo venceu a grande Juventus, mais que a base da seleção Italiana que desmontou a Brasileira em 82 - do goleiro ao ataque era da Juve -  por 1 x 0 e conquistou legitimamente a Liga dos Campeões e o direito de disputar com o Grêmio o  título  Mundial em Tókio em 1983.  Ficar mais de 100 jogos invictos, mesmo feito do Ajax, o mesmo da final de 96, é resposta imediata para a magnitude de um timaço que fez história no futebol mundial. O Hamburgo ficou.

Tá lá senhores da clã Artur´s.


http://blogdokayser.blogspot.com.br/2006/12/hamburgo-esse-desconhecido.html

    Toda a história do grande Hamburgo que depôs armas sob nossos pés está também retratada em

 http://www.gremiocopero.com/wp-content/uploads/2009/01/do_hamburgo_de_1983.pdf

2.1. Pois se o blefe do Dalegrave durou algum tempo, o do Zanela foi um natimorto.

3. DO PAPEL PARA O CONCRETO. A ARENA QUE ERA VIRTUAL,
( LEMBRA SR. R SIEGMAN ? ) FICOU PRONTA ANTES DA REMENDAÇÃO !

3.1. A ARENA SAIU DO PAPEL AQUI 



3.1. E SÁBADO, 08.12.1980 SE CONCRETIZOU DEFINITIVAMENTE.

Não há o que dizer disto porque as palavras cedem às imagens.



Saudações tricolores



@cajosias

face

C JOSIAS MENNA OLIVEIRA



Um comentário: