sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Memorial Hermínio Bittencourt aberto até este domingo


O espaço que contempla a magnífica história de conquistas do Imortal estará aberto neste final de semana para o torcedor Tricolor. No sábado e no domingo, o público pode registrar sua visita das 9h às 17h. Os visitantes pagam R$ 5 no acesso. Sócios em dia são isentos. Crianças até 12 anos tem entrada grátis. Estudantes e idosos pagam meia-entrada. Não perca esta emoção proporcionada pelo contato com a trajetória do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

O processo de transição do acervo histórico do Estádio Olímpico, para a Arena, está em andamento desde o início do ano e chega a sua reta final, com o fechamento temporário do Memorial Hermínio Bittencourt após o clássico Gre-Nal deste domingo.

A próxima semana será de trabalhos direcionados para o encaminhamento de parte do material reunido durante os 109 anos do Tricolor para o novo Memorial do Clube. Por este motivo o atual Memorial terá a restrição na exibição de alguns atrativos como os troféus das grandes conquistas.
A diretora do Memorial, Ema Coelho de Souza, ressalta a importância deste momento. “É o começo do fim, por assim dizer. Começamos a levar parte do acervo para a nova casa. Faremos os devidos testes antes de fazer a exibição no novo Memorial. Dependendo de como será seu funcionamento, estudamos reabrir o atual mesmo sem algumas peças”, salientou.

Histórico do Memorial
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi fundado em 15 de setembro de 1903. Em 1983, quando completava 80 anos, foram dados os primeiros passos para a construção de um local que retratasse a história desse que viria a ser um dos clubes mais consagrados do estado e país. Para dar início ao projeto na época, o presidente eleito para o biênio 2013/2014, Fábio Koff nomeou três conselheiros, estes, responsáveis por recuperar e registrar a memória do Grêmio. A comissão composta por Hermínio Bittencourt, Henrique Amábile Filho e Ema Facchin Coelho de Souza, iniciava um trabalho pioneiro em uma instituição até então voltada ao esporte e quase exclusivamente ao futebol.
Neste momento a equipe de futebol profissional estava em uma de suas melhores fases. Além de vencer a Copa Libertadores da América, o Tricolor teve uma de suas maiores conquistas: o Mundial Interclubes. Ambos os títulos, merecedores de um espaço expográfico, onde a história da instituição pudesse ser preservada e apresentada a sua torcida.

Sala de Troféus
Inicialmente, a comissão se limitou a catalogar e organizar, de forma cronológica, um espaço com troféus até então conquistados. A inauguração do local aconteceu no dia 11 de dezembro de 1984, data alusiva à comemoração de um ano da conquista do Mundial Interclubes no Japão. A exposição contou com um total de 1534 objetos diversos, entre taças, troféus, medalhas e placas. Fato que marcou a gestão do presidente Alberto Galia.

Museu Histórico
Com novas conquistas a direção do clube sentiu a necessidade de ampliar a então Sala de Troféus. Novos objetos passaram a fazer parte do acervo, entre os mais diversos documentos, bi e tridimensionais. O novo espaço passava a ampliar os registros das memórias do clube. Uma linha do tempo, elaborada com maquetes, painéis, fotos e textos, dispostos em ordem cronológica, foi criada para contar a história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Essa etapa, inaugurada pelo atual presidente Paulo Odone Chaves de Araujo Ribeiro, dava novo nome ao acervo, que a partir de 19 de dezembro de 1988 passou a chamar-se Museu Histórico.

Memorial Hermínio Bittencourt
Na década de 1990, o Grêmio obteve muitas conquistas no futebol. Em 1998, o então presidente Luis Carlos Silveira Martins, iniciou ampla reformulação no espaço expográfico. Com a direção de Ema Facchin Coelho de Souza, o local ficou fechado para visitação pública, permanecendo apenas com suas atividades internas.

Durante a administração do sucessor de Martins, José Alberto Guerreiro, o museu desenvolveu um intenso trabalho de pesquisa e catalogação, elaboração de fichas de jogos, histórico dos jogadores, catalogação de troféus e documentos em papel, fototeca, videoteca, hemeroteca, entre outros. Por fim, no dia 19 de setembro de 2004, na gestão do presidente Flavio Obino, aconteceu a inauguração do Memorial Hermínio Bittencourt, assim batizado. A partir daí, o espaço foi reaberto ao público, na data em que o Estádio Olímpico completava 50 anos.

As dimensões da antiga estrutura foram ampliadas e transformadas em um ambiente moderno, para registrar e apresentar à torcida, os fatos mais marcantes da história do Tricolor.
Desde a sua inauguração o Memorial recebe excursões de torcedores, estudantes de colégios, faculdades e turistas estrangeiros que visitam Porto Alegre. Nos dias de jogos, torcedores que vêm ao estádio, aproveitam para reviver as emoções das grandes conquistas do clube, uma média de 10 mil visitantes mensais.

O acervo reúne mais de 3 mil troféus do futebol e de modalidades olímpicas (entre expostos e Reserva Técnica), além de painéis e vídeos que contam a história da instituição desde a sua fundação. Bandeiras, uniformes, bolas, chuteiras e uma série de objetos também fazem parte da exposição. E é por meio de terminais multimídia que os torcedores podem realizar um passeio virtual e voltar ao passado, relembrando os grandes feitos deste que é um dos clubes mais consagrados na história do futebol brasileiro e mundial.

 Fonte: http://www.gremio.net/news/view.aspx?id=15458&language=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário