sábado, 24 de novembro de 2012

COLUNA DE CARLOS JOSIAS



PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL. ERRO CULTURAL. ESTAMOS FRANCISCANOS DE TÍTULOS E CELIBATÁRIOS DE TAÇAS. O RETORNO DA ÉRA KOFF COMEÇA COM ERRO CULTURAL 

Everythings Gonna Be Alright


Pensei muito, e refleti muito, antes de escrever este artigo, porque teria que referir nomes. E fiquei a pensar se isto seria bom ou não.

Me decidi.

Não posso ficar refém do que há décadas faz do Grêmio um clube encarceirado = a covardia, aliada do cinismo, da hipocisia e da falta de caráter de se dizer o que se pensa em favor de uma mentirosa preservação da harmonia clubística. Isto nos fez FRANCISCANOS de títulos e celibatários de taças há 11 anos. 


É preciso, imperioso, que eu diga com todas as forças e com todo o comprometimento, exaustivo, da palavra, que a questão é ideólogica. Não é pessoal. Claro, nunca vai faltar um idiota de plantão que jure aos seus mais íntimos comparsas de delicada veadice ( nada a ver com com opção sexual, mas sim com bichice comportamental ) que se trata de questão nominal. Depois de tantos anos no Grêmio me acostumei com os bundinhas enrustidos que se alimentam, e vivem apaixonadamente por elas, de fuxicos de corredores. O Rui Costa é um cidadão. Conheci por Juliano Ferrer. Gremistaço da 1a qualidade. As referências dele como advogado são as melhores. Como ser humano, melhores ainda. Melhor, na ´lata` é perfeito. Fez um trabalho exemplar na éra Renato e melhor do que isto, as vezes que interviu forneceu respaldo jurídico ao vestiário como gente mais do que grande. Então me desculpem, quem acha que ele é noviço. De noviço ele não tem nada para a função que desempenhou na éra Portalupi.  Rui  está porque se fez e não porque o meteram por lá. Até onde sei não pediu, lhe ofereceram ... É bom, competente, inteligente, domina o microfone como poucos e ... então o nome e ele Rui não são os óbices. Estes são outros e bem mais relevantes. 

A questão é ideológica
.

O que se tem que pensar é sobre o cargo, a função ....Primeiro, se é para profissionalizar um cargo diretivo como este que se coloque um profissional do ramo, coisa que até aqui Rui não é - Rui é advogado e que face características pessoais exerceu muito bem a função política no vestiário como abnegado e ente que se tornou essencial existir por ali -  e não um amador que remunerado faça um ´curso` muito bem pago - que ao invés de pagar, recebe - e no frigir dos ovos saia em frente para se ´vender`, se quiser e poderá para o mercado do jogo.
 Isto ocorreu com PP, ele recebeu vaga na seleta escolha do bem remunerado plantel do futebol, ganhando 80 mil por mês ( e não venham me dizer que na atividade que exercia antes recebia isto porque o seguro, eu conheço .... ) e depois do curso REMUNERADO vá ao mercado formado faturar ... Por favor, não sejamos ingênuos, para não se falar em burros....agora se querem ser jumentos, bem então que sejam....PP agradece e outros muitos continuarão agradecendo...Que seja feliz, merece, mas o 
Grêmio serviu de escola, e ao invés de cobrar,  pagou, e, pior, não ganhou picas de nadicas ... em português bem dizido, não ganhou PORRA NENHUMA. - embora não se possa atribuir a ele a responsabiidade do fracasso ao menos de forma exclusiva - na vitória e na derrota todos tem parcelas de contribuição.

Segundo, Rui Costa é ligado a um Grupo Político, o MGV, Movimento Grêmio Vencedor, cujo líder evidente e maior é Renato Moreira, vice do CA. O Mesmo Renato que levou P Pelaipe para o Grêmio em 2005. E não estou colocando um óbice sequer ao nome de novo. Só que o comprometimento do nome ligado é maléfico. PP ficou longe de Renato e ligado a Odone pós saída de Renato em 2007. Ao sair Odone todos,
todos mesmo,
sabiam que PP não ficaria ! E mesmo que PP fosse campeão de tudo TAMBÉM NÃO FICARIA COM KOFF e seu CA ..... Por que ? Óbvio, questões políticas. O critério da questão política NÃO É A COMPETÊNCIA. Ou, ao menos, NO GRÊMIO NUNCA FOI - talvez tenha tido uma que outra honrosa exceção que confirmasse a regra ( ANTONINI é um exemplo recente e raro, como raro não vale como regra  )


Então PP é ligado a Odone, e Koff assume com Renato e outros, todos reticentes com PP que cai mas colocam no seu lugar alguém ligado politicamente ao grupo de Renato - remunerado/funcionário do clube -  parece de uma clareza constrangedoramente linear que se amanhã ou depois Odone retornar, em não dando certo a gestão Koff, ele defenestrará Rui. Tô errado ? Não, PP foi defenestrado também por isto, ou alguém duvida ?  Querem saber, é a propagação do AMADORISMO. A atitude de colocar Rui foi AMADORA. Não profissional, ai é que está ! Não há criticas ao nome há, sim, ao critério de escolha. Amador.

Terceiro, poderia dar de exemplo a minha experiência pessoal. para ver até que ponto vez que outra chega a paranóia  Quando em 2oo5 indiquei, logo após que Celso Rodrigues,  Levenzon, ex Presidente da OAB e do Conselho Federal da Entidade para o cargo de Diretor remunerado do Jurídico, sabia que colocava ali em grande jurista. Ele foi aceito e com ele nasceu Gustavo Pinheiro Machado, um advogado de ´escol` ( e não scholl ( ? ) como me disse um jornalista ignorante ... certa vez ... e cuja justificativa para o termo foi tão hilária que com a risada acabei no banheiro ...). Gustavo foi fundamental para o Condomínio. Gustavo e Levenzon NADA TINHAM de vínculo político dentro do clube. Pesava sobre eles apenas o fato de que tinham trabalhado no período Odone, olhem só.

Quando DUDA assumiu, sem motivo razoável, retiraram Gustavo, e colocaram CLAUDIO BATISTA, ligado ao M G Vencedor,  um grande amigo pessoal meu. Erro, personalizaram e individualizaram a escolha. Claudio fez um ótimo trabalho, porque é advogado brilhante. Ai DUDA saiu, voltou Odone, e com Odone, voltou Gustavo, 
Claudio saiu...................... O que é isto ? Política nojenta sem convicção que não pensa no clube. O que vale é a aproximação pessoal, tanto faz se o cara é bom, ruim, ou é um ... enfim. O que menos importa é o Clube, gente hipócrita, burra e mesquinha. E serve para todo mundo. 
De qualquer maneira no exemplo supra, os advogados falados eram PROFISSIONAIS DO RAMO, eram advogados, teoricamente - e confirmaram isto - SE PRESUMIA QUE TODOS PUDESSEM DAR CERTO COMO DIRETORES REMUNERADO DO JURÍDICO.

Quarto, profissional é profissional. O resto é balela. Se o cara é advogado e for colocado no Jurídico, legal, tem experiência ? Tem, legal, bacana ... manda ver ..... O cara é administrador, financeiro e assim por diante. Mauro Rosito, hoje diretor remunerado no Financeiro um dia, há muitos anos, foi diretor abnegado....saiu....fez carreira ....retornou respeitado cidadão do ramo ... não era mais do CD ... assumiu o cargo .... beleza .... Encaixou. Mas estamos falando de OUTRO PROFISSIONAL do ramo, Mauro é formado naquilo que está exercendo lá dentro nas finanças.

O Grêmio é grande demais para servir de COBAIA. O Grêmio já deu curso remunerado para P C VERARDI, no MKT, para PP, no futebol

agora repete a dose com RUI.

Nada, contra Rui, tá lá em cima, ao contrário. Torcerei desesperadamente para ele se dar bem, que o G ganhe tudo ... e seguir carreira, ir em frente, amanhã ou depois estar no Flu, no Fla, no Cruzeiro etc.... Mas por favor, somos grandes demais para experimentação .... grandes demais para nos prestar para isto, experiência....e 
com uma torcida
muito apaixonada
para estar pagando
para formar 
profissionais do ramo.

Se Rui fosse contratado para o JURÍDICO ai não haveria tentativa, era golaço na certa, porque ele é PROFISSIONAL do ramo. Não haveria cobaia .... Como diretor ao estilo que foi com PORTALUPI ótimo, beleza, ele já provou que sabe fazer aquilo. Mas para o cargo indicado me perdoem, profissional ele não é. Profissional para aquele cargo sabemos quem são e quais as promessas e ou bons no mercado. Rodrigo Caetano hoje seria o top - este sim, acertadamente colocado aqui no passado. Mas RC não é o único. E nós estamos sem nenhum ... profissional ao menos.

Pode dar certo tudo tudo tudo ? Claro, o futebol é louco. Mas os acidentes ´puros` também dão certo.

No Grêmio há um pensamento mágico da IMORTALIDADE ( NÉ ODONE ? ) musical =  Everythings Gonna Be Alright !

Só que faz 11 anos que não dá .... então temos que nos avivar.

Abraço a todos


@cajosias

face

C JOSIAS MENNA OLIVEIRA




14 comentários:

  1. As colunas do Josias são, além de maravilhosamente bem escritas (ele usa com precisão o linguajar popular ao mesmo tempo em que esbanja cultura literária), perfeitas ao definir os assuntos (problemas) do Grêmio.
    Profundo conhecedor dos caminhos internos do clube, é - também - um feroz (pela combatividade, não pela raiva, coisa que muitos ostentam com até certo orgulho(?) lá pelas bandas do tricolor)e certeiro crítico.
    Com a vantagem (e a coragem!) de colocar suas opiniões sempre antes das coisas acontecerem.
    Ele não é, como a esmagadora maioria, comentarista de resultados. Bom, porque aí é muito fácil, qualquer abostado consegue fazer.
    E, mais uma vez, acerta em cheio a opinião. Que não é só dele, mas que muito poucos tem o "peito" de declarar, com medo de se indisporem com os criticados.
    Ele (Josias), com respeito, saúda a pessoa do Rui Costa. Merecidos elogios.
    Mas mete o pau - com 100% de razão - no AMADORISMO que é norma (?) institucionalizada nas gestões do Grêmio. O que é do outro, não presta, mesmo que seja bom. O amigo do chefe é sempre melhor do que o amigo do adversário.
    E nisto reside a explicação (ou parte dela) dos 11 anos sem títulos. Pelo menos os títulos protestados também sumiram, mas este mérito nunca será de quem limpou a área, porque reconhecimento é coisa que não existe no nosso clube.
    Amém, Josias. E como tu, torço muito para que dê certo. Mas, não sei não.....o caminho não parece o melhor.
    Oremos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Marcelo. Tudo o que eu disse ali em cima nada mais é do que o ÓBVIO. O problema é que dizer o óbvio é dificil. Certa vez terminado um jogo em que o G não foi bem, fui jantar com a comissão técnica do clube na época. Entre as pessoas que estavam comigo uma delas, Juliano Ferrer, perguntou ao treinador Adilson porque ao sair o fulano ele não tomou tal providência... Adilson respondeu = porque isto seria o óbvio, e eu não fui contratado para fazer o óbvio .... Legal, o rebaixamento foi logo ali ......

      Excluir
  2. Josias e Marcelo,

    Concordo quase integralmente com o teor do texto, à exceção da possibilidade/facilidade de encontrarmos profissionais capacitados em um mercado cujo curso específico não existe no Brasil.

    As opções de Rodrigo Caetano foram autodidatas. A formação formal e informal dele foi definida por um conjunto de cursos e de atividades que ELE definiu para si, sem um padrão afirmado de disciplinas. Isso não é errado e ele foi quem mais além avançou nesta seara. Todavia, no nível de que o Grêmio exige, há ele (desinteressado em sair do RJ, recém campeão brasileiro pelo Fluminense e com novo contrato); Ricardo Ximenes, do Coritiba, seria o nome que EU escolheria, mas recai sobre ele alguma desconfiança por estar há anos no modesto Coritiba. O outrora aventado pela imprensa Eduardo Maluf, com passagem por ambos os grandes clubes de BH, teve o seu trabalho bastante questionado porque aquela velha continuidade da gestão no Cruzeiro ruiu e porque o Galo não é mais um clube formador e gasta demais. Por fim, Paulo Angioni, ex-Flamengo e há algum tempo no Bahia, também não conseguiu dar ao tricolor soteropolitano uma segurança e uma estabilidade que lhe proporcionem manter-se na Série A sem muitos percalços.

    Salvo esse quarteto, todo e qualquer outro nome especulado seria uma aposta ainda maior do que a de Rui Costa.

    Podemos questionar a origem política, o montante do salário e o fato de ser uma aposta. Todavia, se o cargo não fosse remunerado, certamente não caberia essa crítica – por mais lógica, honesta e justa que seja.

    []s,
    Hélio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hélio.Me responde algumas coisas:
      1. Somos ou não somos uma das maiores folhas de pagamento do país ?
      2. Estamos ou não estamos entre os, digamos, 5 maiores e mais potentes clubes do país ?
      3. PP ganha ou não ganha 80 mil por mês cifra nunca desmentida ... logo .. !?
      4. RC já revelou, ou não, eu escutei e li, que não ganha a metade disto ....!?
      5. O que qualquer profissional precisa para iniciar um bom trabalho é ou não é estrutura ? Francamente a estrutura do Bahia não serve de paradigma para nós ... ! ou serve ?

      Bem, se o amigo respondeu todas as indagações ou tem as respostas que todos sabemos dar para cada uma, me perdoa, mas dizer que não há ou não se encontra, no mercado,um nome profissional, não é um pensamento - me desculpa - profissional. É uma idéia tb amadora. Com todo e o maior respeito que tenho por ti e sabes que tenho.....bjo


      Excluir
  3. Engraçado que eu estava pensando sobre este assunto pouco antes de ler esta coluna. Às vezes penso que o Josias nunca foi cogitado para ser presidente do Grêmio por ser gremista demais para isto! Impressionante como tudo que escreveste fecha com que eu e, acredito, a maioria da torcida pensa!
    A desculpa de não haver bons profissionais na área não cola. Porque não pensaram em Marco Aurélio Cunha, ex SP? Este cara é top no mesmo nível de Rodrigo Caetano e Eduardo Maluf. Parabéns pelo texto, amigo Josias! Assino embaixo tudo que escreveste!
    Luiz Salcedo

    ResponderExcluir
  4. Josias,

    Não discordamos na essência. Também acho que não se deveria pagar para alguém do conselho e, menos ainda, dependermos ou de perder um cara essencial caso dê certo se a gestão seguinte for contrária, ou de termos que mantê-lo por mais tempo do que o necessário caso não dê certo.

    Se estamos com uma das maiores folhas, isso precisa ser racionalizado enquanto não tivermos um aumento enorme na receita. Por outro lado, é bem difícil acreditar que, HOJE, Rodrigo Caetano não receba no mínimo 150 mil. Te digo que vale bem mais e que o Grêmio poderia pagar. Mas, no caso dele, que é o melhor, não seria apenas um belo aumento que o faria voltar a POA.

    Bj e um grande domingo com vitória tricolor!

    ResponderExcluir
  5. Amigo Hélio, em parte o L Salcedo já falou por mim. Mas não me limito ao RC acho que tem gente tão boa ou melhor que ele. Lembra que o Medina no adversário disse q precisava de 6 ano para mostrar trabalho ? E lembra do que ocorreu 6 anos depois do plantio ? POis é, ai é que está ! bj

    ResponderExcluir
  6. Tweets
    1 min carlos josias carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz E VEM CÁ, amigo ..... nunca ninguém pensou no próprio Jardel ? No P Nunes? No dinho? porra mas é tão dificil assim .... ???? Pensa
    Expandir
    2 min carlos josias carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz PUTA QUE PARIU NUNCA NINGUÉM, CACETE, PENSOU NO JÚNIOR ? NO TITA ? NO BEBETO ? MAS QUE MERDA PRECISAMOS FICAR NOS MESMOS ?
    Fechar

    Responder
    Excluir
    Favorito

    12:28 Manhã - 25 nov 12 · Detalhes
    Tweetar texto
    A imagem aparecerá como um link
    3 min carlos josias carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz Caio .... aquele jogado que teve por aqui e se deu mal e acabou novo a carreira lembra ? sabe tudo do RJ ...
    Fechar

    Responder
    Excluir
    Favorito

    12:27 Manhã - 25 nov 12 · Detalhes
    Tweetar texto
    A imagem aparecerá como um link
    4 min carlos josias carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz já pensou no Zeti ? se deu mal como treinador mas conhece tudo no interior de SP ....Edinho ... idem idem ... conhecimento no Rio
    Fechar

    Responder
    Excluir
    Favorito

    12:27 Manhã - 25 nov 12 · Detalhes
    Tweetar texto
    A imagem aparecerá como um link
    5 min carlos josias carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz o Tcheco,p ex,tá dando sopa...o o próprio Cilinho ainda existe,qm procurou por ele ? criatividade amigo, criatividade ..qer mais?
    Fechar

    Responder
    Excluir
    Favorito

    12:26 Manhã - 25 nov 12 · Detalhes
    Tweetar texto
    A imagem aparecerá como um link
    6 min carlos josias carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz o mercado é escasso pq não oportunizam gente da área;o Medina comeu o pão q o diabo amassou pq dise q em 6 anos o I ...ganhou a LA
    Ver conversa

    ResponderExcluir

  7. Início
    Conectar
    Descobrir
    Conta

    Consulta de busca Buscar

    Configurações e ajuda

    carlos josias
    carlos josias
    @cajosias

    Diretor Jurídico Grêmio 93/98.Conselheiro 94/2010.Vice Presidente 2005/7.Único do CA em 07 q disse NÃO a BRITO ! http://www.cjosiaseferrer.com.br

    Editar seu perfil

    28.912 Tweets
    864 Seguindo
    2.408 Seguidores

    Tweets
    Following
    Seguidores
    Favoritos
    Listas
    Imagens recentes

    Parecidos com você

    Ferradura Azul Ferradura Azul ‏ @FerraduraAzul Seguir
    Blogrêmio Blogrêmio ‏ @blogremio Seguir
    Imprensa ImparSCIal Imprensa ImparSCIal ‏ @ImparSCIais Seguir

    © 2012 Twitter
    Sobre
    Ajuda
    Termos
    Privacidade
    Blog
    Status
    Aplicativos
    Recursos
    Empregos
    Anunciantes
    Empresas
    Multimídia
    Programadores

    Tweets
    2 min carlos josias carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz qer experimentar ? A C Coelho .. Marsiglia ..cara tem mais de 100 nomes para brincar antes de chegar no RUI com todo o respeito
    Expandir
    3 min carlos josias carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz e tenho mais uma dúzia de nomes de caras do meio que conhece o meio e sabem tudo do meio sem ser advogado da pronvincia ...

    ResponderExcluir
  8. A lista de nomes qualificados pode ultrapasar a 50 antes de chegar num amador....

    ResponderExcluir
  9. carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz PELO AMOR DE DEUS ESTOU GRITANDO NA siasMADRUGADA = TENHAM CRIATIVIDADE CARALHO !
    Expandir
    2 min carlos josias carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz QTO GANHA O PVC MÊS? é o cara que +conhece jogadores de base e inciantes no país ! o q + precisaria p convencer ele além de $?
    Fechar

    Responder
    Excluir
    Favorito

    12:47 Manhã - 25 nov 12 · Detalhes
    Tweetar texto
    A imagem aparecerá como um link
    15 min carlos josias carlos josias ‏@cajosias

    @heliopaz qer experimentar ? A C Coelho .. Marsiglia ..cara tem mais de 100 nomes para brincar antes de chegar no RUI com todo o respeito
    Fechar

    Responder
    Excluir
    Favorito

    12:34 Manhã - 25 nov 12 · Detalhes

    ResponderExcluir
  10. Caros Josias e Helio Paz

    Vou insistir na minha pergunta:
    PORQUE NINGUÉM, NUNCA, COGITA O MARCO AURÉLIO CUNHA????? EXISTE ALGO DE GRAVE CONTRA ELE???

    Uma vez mandei este questionamento ao Cesar Cidade Dias via Twitter e ele me respondeu que este era um bom nome mas o Grêmio possuia um bom staff.....ou seja, desconversou!

    Luiz Salcedo

    ResponderExcluir
  11. Resumindo, o futebol é um meio podre.

    ResponderExcluir