sexta-feira, 16 de novembro de 2012

COLUNA DE CARLOS JOSIAS


E A PORCA TORCEU O RABO - ALERTA A KOFF = O TORCEDOR NÃO VAI SE CONTENTAR EM SER SÓ MELHOR QUE ODONE

1. GRÊMIO BOSSA NOVA. O Grêmio se enchiqueirou de novo. O Velho Grêmio Rock and Roll está Bossa Nova, foi o que disse aqui na última postagem aqui http://2toquesulbratv.blogspot.com.br/2012/10/coluna-de-carlos-josias_31.html?spref=tw
Vimos um taipe repetitivo do G recente, foi assim contra o Corinthians, foi contra o Flamengo .... e foi assim vários jogos. Este enchiqueiramento nos tirou da disputa do título e nos mantém em comemoração da vaga, quem sabe um segundo lugar, bom, mas insuficiente para quem tanto almeja um título e mantém uma folha de pagamento de 7 milhões com um treinador tão festejado ... e tão bem pago. Aliás não consigo entender como com tal folha mensal podemos nos encontrar cansados e a toda hora lamentando falta de grupo. Contra o Milionários o G levou 2 tempos e meio para fazer 2 gols e meio tempo para levar 3. Aqui quando tinha que ir para cima e fazer escore abdicou, achou que 1 x 0 era um grande resultado. Não era. Enquanto o primeiro tempo corria para o fim concedia minha tradicional entrevista ao A Augusto das 5as feiras, e dizia a ele que estava nervoso e pedindo que o primeiro tempo acabasse logo diante da montanha de oportunidade de gols que o adversário estava criando e registrava: espero que no vestiário as coisas se ajeitem estamos com uma vantagem muito grande para ceder. Pois a porca torceu o rabo.
2. GESTÃO DESASTRADA. Este termo, ´desastrada`, me lembra aquele jogador de mais de cem mil dólares por mês no ano 2.000, mas não encontro outro. Em 2011 o Presidente grifou que teria sido o pior ano do G tirando os dois que fomos rebaixados. Pois 2012 foi pior. Nem um turno do gauchão nos sorriu. Fomos eliminados do gauchão pelo Caxias, da CB pelo rebaixado Palmeiras e da SA pelo Milionários, música do tempo dos Incríveis: incrível. Incrível também nosso Presidente que teve 9 anos de mandato  ( 87/90 - 2005/2008 e 2011/2012 ) para conquistar um único título relevante: a CB de 1989. O tão criticado Cacalo, 97/98, e nem entro no mérito sobre deficiências ou não de gestão, em apenas 1 mandato, 2 anos, conquistou a mesma coisa. Coincidência, do episódio Brito em diante, Odone não ganhou nadica de nada.  Passamos dois anos sem Vice Presidente de Futebol ou um Diretor político. O Grêmio jogou mais de 90% das partidas fora sem a presença do seu comandante maior, que chegou a declarar que Presidente viajar com a delegação seria provinciano. Pois nós nos tornamos menos do que provincianos pensando assim e não ganhamos nada, nem a Província. Nas horas mais amargas quem respondeu pelo clube foram os funcionários, como contra o Milionários - apenas mais uma vez isto ocorreu, sendo que neste nem PP falou. Pouco adianta reclamar das arbitragens se não tivemos nenhuma força política para vigiá-las. Quando tinha que berrar, não havia um General no vestiário que batesse na mesa. Quantas vezes Odone foi a CBF reclamar de arbitragens ruins no Brasileiro ? E que força havia contra o Milionários para chiar ? A do Elano e a do Saimon que podem se complicar pelo que fizeram quando a pressão tinha que ser feita pelo escalão maior e ANTES DO JOGO. Scapini acompanhou quase todas as delegações em jogos fora. Excelente ser humano, homem íntegro e honesto, gremistão da gema, um dos maiores juízes que conheci, mas ... mas ... bem, vamos ser sinceros, nunca foi efetivado Vice e sempre ficou entre San Juan e Mendoza. Nunca falou, e nem podia, lhe faltava o bastão da autoridade que de verdade nunca lhe foi passado. O começo do ganhar em futebol é fora do campo. E começamos a perder fora dele. Esta é que é a verdade. Gostem ou não. Falta de aviso não foi, passei e uma quantidade enorme de gremistas passaram, o ano alertando. O Grêmio foi amador neste terreno.

3. A VANTAGEM DE KOFF É SINAL DE ALERTA PARA 2013
.  Koff leva uma vantagem para 2013. Qualquer coisa que ganhar já terá feito mais que Odone. Mas cuidado Presidente Koff, o torcedor do Grêmio não quer qualquer coisa, não basta fazer mais que Odone, até porque este não fez nada em futebol, tem que nos devolver a dignidade, e está só retornará com uma grande conquista. Nem pense em não obtê-la.

4. AGORA RESTAM UM VICE E UM CAMPEONATO: O GREnal
. Agora é esfriar a cabeça. Desabafos feitos, vamos ter que até o GREnal fazer de conta que não aconteceu nada. Até porque não aconteceu mesmo. Cravar o Vice e conquistar a vaga diretamente, evitanto inicio de 2013 com atropelos e, imperioso ganhar o GREnal. Não tem outra.


@cajosias

face

C JOSIAS MENNA OLIVEIRA

4 comentários:

  1. amigo josias ta na hora de mandar esse luxenburgo embora e trazer o felipao o luxa e um bom treinador so que em pontos corridos em mata mata e um fracassado e so olhar as eliminacoes pra quem perdemos que vera que estou certo chega um time com uma enorme vantagem perder a classificaçao do modo que perdeu isso de ontem nao e o gremio sei la o que e o gremio nao e time sem atitude se nao era pra ter enfiado o dedo na cara do juiz no lance do ze roberto era vermelho na certa mas nao .nao vi nada como se aquilo fosse normal time sem garra vao trabalhar que nem nois doze as vezes 15 hs por dia e ganhar o que ganhamos depois me venham falar em cansaço grande abraco gremistao

    ResponderExcluir
  2. Transcrevo email que recebi de MARCELO AIQUEL e que foi enviado ao colunista DAvid Coimbra. Ele me ligou e disse-me que encaminhava o email pq entendia que tinha pensado exatamente como eu. Registro abaixo:


    De:

    "Marcelo Aiquel"

    Enviado: Sex 16/11/12 10:08
    Para:

    "josias"

    Prioridade: Normal
    Assunto:

    ENC: Comentário sobre a derrota do Grêmio


    Olha o que escrevi para o Coimbra



    De: Marcelo Aiquel [mailto:marceloaiquel@terra.com.br]
    Enviada em: sexta-feira, 16 de novembro de 2012 11:07
    Para: 'david.coimbra@zerohora.com.br'
    Assunto: Comentário sobre a derrota do Grêmio



    PARABÉNS!!!!!

    Acabo de ler seu comentário (na pág do clicrbs) sobre a derrota "mais do que anunciada" do time do Grêmio, ontem à noite.

    Digo "mais do que anunciada" porque qualquer um que entenda minimamente de futebol sabia que o desastre aconteceria fatalmente. Com aquele esquema CAGÃO era evidente que o fraco time do Millionários viria para cima e furaria o igualmente fraco sistema defensivo do Grêmio, onde um lateral esquerdo que mais parece um "débil mental" (acredito que este rapaz não ultrapassa a primeira folha de um exame psicotécnico) precisa de guardião porque não marca ninguém, somado a um vagaroso ex-volante que foi "inventado" como zagueiro, são a essência da mediocridade do plantel.

    Quando a lógica (ela existe sim!) indicava que o time devesse retornar do vestiário no intervalo com mais um atacante no lugar do "turista" M. Antonio (só passeou em campo, sem marcar, armar ou atacar, limitou-se a "dar uma proteção tênue" à lateral direita, e isso no 1º tempo), os gênios entenderam que o tempo seria nosso aliado.

    E, quando se deram conta do fiasco, resolveram, em breves instantes finais, avançarem os 10 jogadores para dar um "abafa" no time local. Ridícula atuação e, mais uma vez, o nosso "professor" errou feio ao mexer no time em um jogo decisivo. Parece que o super Luxa só se dá bem em partidas que não decidem nada (vide seu curriculo nos últimos tempos. E não falo só de Grêmio).

    Você escreveu exatamente o que eu escreveria, caso dispusesse do seu espaço. Por isso o parabenizo.

    Para completar, um clube cujo presidente manda um vice em seu lugar para o jogo - segundo ele - mais importante para a nova era da Arena, demonstra o respeito que a Comebol e os adversários devam ter pelo Grêmio.

    Olha, não sou um simpatizante festivo do Koff (acho que o tempo dele "já passou"), mas duvido que ele deixasse as coisas acontecerem deste jeito.

    E assim caminha a humanidade tricolor. Festejando, talvez, um vice nacional. Porque títulos, só aqueles que pagamos (quando pagamos) em cartório.

    É triste!



    Marcelo Aiquel

    ResponderExcluir
  3. Já tendo lido o texto, transcrevo o 2o email de M Aiquel.


    Marcelo Aiquel
    Para 'יֹאשִׁיָּ כַּרְלוֹס'

    Perfeito. Como "d'habitué"......



    Forte abraço



    Marcelo



    De: יֹאשִׁיָּ כַּרְלוֹס [mailto:ca.josias@hotmail.com]
    Enviada em: sexta-feira, 16 de novembro de 2012 10:48
    Para: undisclosed-recipients:
    Assunto: GREMIO ELIMINADO DA SA =COLUNA





    E A PORCA TORCEU O RABO - ALERTA A KOFF = O TORCEDOR NÃO VAI SE CONTENTAR EM SER SÓ MELHOR QUE ODONE



    cnfiram coluna



    http://2toquesulbratv.blogspot.com.br/2012/11/coluna-de-carlos-josias.html?spref=tw …


    CJOSIAS

    ResponderExcluir
  4. Sr. Carlos Josias, muito bom o seu texto, resume como está a vida do nosso GFBPA, um caos.

    Na minha modéstia opinião, um técnico precisa de um bom currículo, ainda mais em competições sulamericanas, e nós já sabemos que o "Pôjeto" do "Pôfexô" nessas competições é bizarra.

    Portanto aqui vai uma pequena lista (acho que deve ter mais)das atuações desse cidadão:


    91 - Libertadores pelo Flamengo: eliminado nas quartas-de-finais
    94 - Libertadores pelo Palmeiras: eliminado nas oitavas-de-finais
    95 - Libertadores pelo Palmeiras: eliminado nas quartas-de-finais
    97 - Supercopa pelo Santos: eliminado na primeira fase
    2004 - Libertadores pelo Santos: eliminado nas quartas-de-finais
    2006 - Sul-Americana pelo Santos: eliminado nas oitavas-de-finais
    2007 - Libertadores pelo Santos: eliminado nas semifinais
    2009 - Libertadores pelo Palmeiras: eliminado nas quartas-de-finais
    2011 - Sul-Americana pelo Flamengo: eliminado nas oitavas-de-finais
    2012 - Sul-Americana pelo Grêmio: eliminado nas quartas-de-finais


    E para reforçar, teve tantos outros jogos que esse amado e idolatrado (pela imprensa e de "deatras" parte da torcida) técnico achiqueirou e apequenou o Grêmio: Contra o Náutico perdendo no último minuto, contra o Palmeiras literalmente caíndo pelas tabelas e fora jogos em casa, quando não conseguiu sair de uma retranquinha feita pela Portuguesa e pelo Coritiba.

    Esse é o Wanderley Luxemburgo da Silva.

    ResponderExcluir