domingo, 13 de maio de 2012

COLUNA DE CARLOS JOSIAS


A SEMANA EM QUE A MÍDIA SAIU DO ARMÁRIO - NÃO SE PODE TER VERGONHA DA PAIXÃO. QUEM AMA NÃO SE ENVERGONHA DE AMAR  !


Foi uma semana sintomática e reveladora. A partir do gol do Fred a mídia saiu do armário, e da casinha. No dia seguinte já tinha briga nas rádios, desabafos e ameaça de infartos.

Eu sabia que um dia isto ia acontecer, acho que fui profético =

Para a maioria pouquíssimas dúvidas, mas sempre tem um São Tomé.

WC que faz mais contraponto ao ex Presidente que o próprio Kenny, um folclórico por natureza que não deve ser levado a sério, literalmente pirou. Antonio Augusto no seu Plantão das Multidões já tinha revelado há algum tempo que à época da R Guaíba era anti-gremista.

Engraçado como a memória de alguns é curta. Às vezes há referências a um ou outro dirigente ou ex dirigente, por entregar este ou aquele quanto à paixão. Rogério Mendelski, colorado assumido, ao deixar o R Gaúcha ingressou pouco depois na R. Pampa. Num dos seus primeiros programas entregou a todos, um por um. Ali nasceu a entregação, por um colega de trabalho, não foi por mais ninguém. Não foi um ex-dirigente, não foi um da ativa, não foi um torcedor. Foi um jornalista que rompeu o silêncio: o informante! Boca no trombone. Não sei se alguém antes dele havia tomado tal iniciativa, me perdoem se estou deixando de dar o crédito necessário, mas não atirem pedras em nós. Tudo ou quase tudo que veio depois, foi mera repetição. Ali ele entregou WC, se é que precisava de entrega. Entregou LQ se é que, também, necessitava ser entregue. E foram os irmãos Benfica de roldão na deduragem do Informante. Se ele tava ressentido porque saiu não sei, o que sei é o que ouvi e que muitos ouviram. Recentemente, PS, que está com a língua solta entregou Zé Alberto que lutava para esconder o salário do Dago e reforçou ao LHB que fosse fazer onda - a especialidade dele - no BR. Apontou PED e mesmo antes de Lasier se entregar, PS já havia matado a charada para vias externas = no dia que o G desembarcou no Aeroporto Bi da LA, em pleno Jornal do Almoço, PS disparou: Lasier, estás visivelmente constrangido. E estava. Lasier, entretanto, ao invés de soltar o grito da garganta esperou completar 70 anos para revelar o  que já era do conhecimento público, ainda que pela interativa que ele promoveu pouco mais de 10% votasse diferentemente. 10% faz parte do risco de erro. É gorjeta ! Nesta semana, do Gol do Fred em diante, o ´frenesi` revelou os que faltavam.
Bonito isto, acho que o cara seja o que for na profissão, tem que fazer da sua paixão o seu orgulho. Sou Gremista ou sou Colorado. É mais bonito. O que não pode fazer é deixar para o dia da tragédia ou da alegria a emoção revelar porque passa a ser tendencioso, pega mal. Brada logo e larga este suplício de esconder uma das coisas mais lindas que tem no esporte: a paixão pelo clube do coração. E que parem com esta ridícula e já enfadonha maré de que a torcida porta paranóia e vê neste ou naquele azul ou vermelho. O Guerrinha é vermelho e por ser bom conquistou mais respeito que a maioria enrustida. O bom tem time, assume, e continua bom....
Paranóia foi ver os apaixonados vislumbrarem em todos os juízes torcedores do São Paulo e acharem normal o Genro votar em favor do Sogro mesmo contra o impedimento legal - o qual ignoraram ou sequer conveniente e coniventemente não referiram. Após o gol do Fred foi só sentar e ouvir....vozes aflitivas, roucas, angustiadas, sentidas e ressentidas, ofegantes ... foi um dia divertido muito, mas muito mesmo, mais por isto do que pela queda do co-irmão.
A sucessão de fatos e novelas, AG, OSCAR e o gol do Fred decidiram por enterrarem este preconceito provinciano de, como se tivessem vergonha, fosse possível esconder a paixão. Quem ama não tem vergonha. A mídia saiu maciçamente do armário e hoje fecharam com chave de ouro: Dale com o Caixão na mão me lembrou do Hugo....quantos reclamaram ? Que semana !

Salve esta semana.

@cajosias

4 comentários:

  1. Meu Caro Josias....por falar em paixão da mídia...vamos a um fato!

    COLUNA DO WIANEY EM 2010....HUGO LEVANTA UM CAIXÃO RÓSEO E TEMOS UM LEVANTE DA IMPRENSA CONTRA A ATIRUDE DO HUGO, LEVANTE ESSE COMANDADO PELO JORNALISTA WIANEY....

    ESCREVEU ELE:

    QUANDO O HUGO LEVANTOU UM CAIXÃO RÓSEO HOUVE UM LEVANTE DOS ISENTOS DA CRÔNICA GAÚCHA....LEVANTE ESSE COMANDADO PELO ISENTO WIANEY. ESSE JORNALISTA FEZ COLUNA RELATANTO A DESELEGÂNCIA DA ATITUDE DO HUGO, POIS BEM, NADA MELHOR QUE UM DIA APÓS O OUTRO.......

    ONTEM, O ARGENTINO XILIQUENTA LEVANTA UM CAIXÃO GREMISTA.....PERGUNTA: TERÁ COLUNA DE JORNALISTAS ISENTOS (PRINCIPALMENTE WIANEY) REPUDIANDO TAL ATO????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa que reparei com um "refinado" toque de sutilieza na coluna do Wianey.....A decisão foi entre eles x Caxias e o post do título tem a foto de um GREnada???!!!!!

      Excluir
  2. que beleza... é muito anticlimax, quão enrustidos... o wianey coitado, ficando gagá, nem se dá conta... fica fácil a vida do kenny, fica só na corneta, pq o trabalho sujo é TODO feito pelo wianey... carregador de piano, líbero do noveletto. gostaria que tu fizesses uma crônica mais detalhada deste tipo de acontecimento, pra quem é mais novo como eu, que está pegando todo esse creme da RG atual.
    "criiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiise no gremio, silvio!!!"
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu também acredito que seria melhor para todos se o pessoal da imprensa fossem aberto quanto ao time que eles torcem, pois o torcedor não é burro, ele percebe quando o jornalista tá mal intencionado, por exemplo essa coluna do WC que crucificou o Hugo em 2010, J]já li a coluna dele desta segunda (14/05/12) e o cara em nenhum momento menciona o fato do D´alessandro ter feito o mesmo. Então que assuma de uma vez que é colorado, pois pra mim a pior ofensa que esse cidadão comete é posar de isento e pensar que os outros são burros para acreditar nisso.

    O Josias deu o belo exemplo do Guerrinha que apesar de ser colorado não é tendencioso.
    Acredito que é mais ou menos como o Pelaipe disse uns 70% desses caras são colorados.

    ResponderExcluir