domingo, 4 de dezembro de 2011

HOJE É DIA DE GRENAL NA CAPTIAL DOS GAÚCHOS


A expressão Grenal surgiu em 1926, quando o jornalista Ivo dos Santos Martins (torcedor do Grêmio), cansado de ter de escrever por extenso os longos nomes dos dois clubes, criou o termo. Já o ex-governador do Rio Grande do Sul e patrono do Internacional, Ildo Meneghetti, definiu o clássico de forma tautológica: "Grenal é Grenal".

Internacional: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kléber; Tinga, Guiñazu, Oscar e D´Alessandro; Gilberto e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.


Grêmio: Victor; Mário Fernandes, Saimon, Vilson e Júlio César; Fernando, Fábio Rochemback, Marquinhos, Douglas e Escudero; André Lima. Técnico: Celso Roth.

Fundado seis anos antes, o Grêmio liderou com folga as estatísticas de Grenais nos primeiros anos de disputa, tendo vencido o primeiro Grenal da história pelo placar de 10 a 0, em 18 de julho de 1909, sendo cinco gols marcados pelo alemão Edgar Booth, o qual é também o autor do primeiro gol da história do clássico.
O Internacional assumiu a vantagem no número de vitórias no Grenal de número 89 (Internacional 4x2 Grêmio), disputado em 30 de setembro de 1945, na época do "Rolo Compressor", e nunca mais foi superado. Na ocasião, o clube passou a ter 38 vitórias no clássico, contra 37 do Grêmio e 14 empates.
O Grêmio só se reergueu quando finalmente aboliu o preconceito racial. O passo inicial fora dado em 1952, quando o presidente Saturnino Vanzelotti contratou Tesourinha, que havia sido ídolo no rival. Meses depois, Vanzelotti contrataria Foguinho como técnico e, com um time cheio de negros, o Grêmio conquistou 12 campeonatos gaúchos em 13 anos.
Boa parte da atual vantagem colorada também foi construída no período de 1969 a 1976, com a construção do Estádio Beira-Rio e a montagem de um dos maiores times da história do Internacional. Naquele período, foram disputados 40 confrontos, com o Inter tendo vencido 18, empatado 18 e perdendo apenas 4 jogos, ficando invicto por 17 partidas (17 de outubro de 1971 a 13 de julho de 1975), o maior período de invencibilidade dos Grenais. Já o maior período de invencibilidade do Grêmio foi entre 16 de junho de 1999 e 28 de outubro de 2002, quando chegou a ficar 13 jogos invicto.
No início dos anos 1980, a vantagem do Internacional chegou a ser de 31 clássicos.
Em 2002, a diferença chegou a cair para 15 jogos, mantendo-se atualmente em mais de 20 vitórias a mais para o Internacional.
O maior número de vitórias consecutivas é do Grêmio, com seis vitórias consecutivas, que conseguiu esta façanha quatro vezes, sendo a última em 1977-78. Já a maior sequência do Internacional é de cinco vitórias consecutivas, feito que conseguiu quatro vezes, sendo a última em 1974-75.
Enquanto o Grêmio conseguiu vencer ao Internacional, por mais de 2 gols de diferença, 8 vezes no Estádio Olímpico e apenas 1 vez no Estádio Beira-Rio, o Internacional, por sua vez, venceu 3 vezes no Olímpico e apenas 1 no Beira-Rio. De fato, o Internacional passou 40 anos (entre 1954 e 1994) sem golear o Grêmio. E somente 39 anos após a fundação do Estádio Beira-Rio, o Internacional conseguiu golear o rival em seu estádio.
Após décadas de um processo popularmente conhecido no Rio Grande do Sul como "gangorra", quando um dos dois clubes encontra-se em boa fase e o outro em um mau momento, o ano de 2006 foi atípico. No Campeonato Brasileiro, o Inter terminou na segunda colocação na classificação geral, enquanto que o Grêmio terminou em terceiro, proporcionando aos dois clubes participarem juntos, pela primeira vez, da Taça Libertadores da América do ano seguinte.
Esse fato repetiu-se em 2011, quando os dois times classificaram-se na fase de grupos da Libertadores e encontrariam-se nas quartas-de-finais. Entretanto, ambos foram desclassificados nas oitavas, o Inter para o Peñarol e o Grêmio pelo Universidad do Chile.





Estatística dos Grenais
Número de jogos 388
Vítórias do Grêmio 123
Vitórias do Inter 145
Empates 120
Número de gols 1067
Gols marcados pelo Grêmio 515
Gols marcados pelo Inter 552
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grenal
















Nenhum comentário:

Postar um comentário