quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

COLUNA DE CARLOS JOSIAS




Gremistas.

Recepcionei um texto sobre o Marketing do Grêmio que merece profunda reflexão. Nem estou dizendo que está certo ou errado, estou registrado que merece profunda reflexão. O texto é do Gremista Maurício Wiklicky e convido a todos para que leiam e reflitam. Grande Abraço a todos e um 2012 bem melhor que 2011 e com o fim de jejum de títulos


CARLOS JOSIAS

@cajosias

Face C JOSIAS MENNA OLIVEIRA


 
                        O (ANTI)MARKETING NA GESTÃO DO GRÊMIO


Não bastasse o tenebroso ano que tivemos dentro do campo, nossas administração fora de campo foi um desastre atrás do outro. No início do ano, com a nova direção assumindo, a única certeza que temos é que todos os gestores do clube serão modificados, imagine se isso acontecesse em sua empresa, onde o corpo diretivo trocasse a cada dois ou quatro anos. Por exemplo, onde foi parar todo o trabalho do Exército Gremista?
 Em janeiro, grande especulação sobre a contratação do pilantra, membro da família Assis Moreira, e as famosas caixas de som. Ora vejamos quem é o responsável pelo anúncio dos grandes jogadores, quem organiza a grande festa? Se não for o marketing, acho que não teria razão para o clube arcar com as despesas deste setor. O presidente disse que ia tomar providências sobre o ocorrido, mas pelo que sei nada mudou.
Ainda no primeiro semestre, participei de uma palestra com PC Verardi, diretor de marketing do Grêmio (não confundir com seu ilustre pai Antônio Carlos, o “Seu Verardi”) e pelo diretor de marketing do tradicional adversário.  A palestra foi realizada pelo grupo Sinos, na Universidade Feevale. Os principais pontos comentados estão abaixo, mas antes que comecem a ler tirem as crianças de perto.
 ELITIZAÇÃO DO FUTEBOL - foi o tema mais abordado. “A elitização do futebol é um caminho sem volta e que infelizmente as camadas menos favorecidas da sociedade terão que ver na TV ou em algum ‘bar de esquina’”, conforme falado pelo nosso diretor de marketing,  o conceito de torcedor já é passado, agora os clubes terão clientes, e estes clientes do futuro são “aqueles que poderão pagar pelo espetáculo. Os torcedores de estádio são aqueles que chegarão até de jatinho, verão o jogo e irão embora.” A única coisa falada em relação aos que tem menos condições foi: “Terão alguns planos que serão acessíveis onde eles poderão se utilizar de algo do clube, como visitar o estádio, o museu,  mas infelizmente o futebol mudou e poucos terão acesso, pois estes poucos é que manterão o clube.”
O MARKETING, RENATO E ODONE – Na época da palestra o Renato ainda era nosso técnico. Quando eu estava  fazendo a pergunta e disse da relação entre Renato e Odone, o PC Verardi me olhou com uma cara que todos devem imaginar. Começou dizendo que não existia nenhum conflito entre os dois (neste momento o burburinho no auditório foi total). Em sua resposta disse que as maiorias das ações estão se utilizando da imagem do Renato e que havia um plano B caso ele saísse. AGORA PASMEM! Ele disse que os garotos propaganda do Grêmio eram o  Renato e Odone em mesmo grau de importância. Disse que a imagem do presidente é muito bem quista pelos gremistas em igual parâmetro ao de Renato, por ele ter uma atitude forte e que isto também é usado no vestiário. Ao longo do ano verificou-se o quanto o presidente é bem quisto e o quanto a sua voz é importante no vestiário, os excelentes resultados nos mostraram isso. Sabemos que tudo estava planejado. Todos sabem que nosso presidente gosta de ser o centro das atenções, porém com a presença do maior ídolo tricolor, tirando o clube do rebaixamento para a classificação da LA11, como ele ia se comparar a isto? Tudo começou no ano passado com as ditas “dificuldades” na renovação, porém o matreiro presidente (ou deputado, alguém sabe a diferença?) sabia que se não renovasse teria problemas com o torcedor. Após esse problema ele não ficaria parado, tanto é que sabemos o que aconteceu com a história R10, afinal quem seria o marqueteiro da contratação? Mais um erro do deputado, perdão, presidente que começou o ataque direto nas rádios, após algumas más atuações da equipe. Tudo isso para atingir o seu objetivo, tirar Renato e ele ser o centro das atenções.
GAUCHÃO E OS TORCEDORES DO INTERIOR – Nosso diretor de marketing é um amante do Gauchão, disse isso na palestra e complementou dizendo que adora ganhar o campeonato gaucho, pois que ele está cada vez mais forte. Nitidamente deu para notar que ele falava com orgulho do Gauchão enquanto o diretor deles e os próprios comentários do público eram sarcásticos (conheça o currículo do nosso marketing que entenderás...)
PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL – PC Verardi disse que a profissionalização da gestão do futebol não é a redenção do futebol, por isso que no Grêmio existe um conselho de administração que é responsável pelas questões estratégicas, passando de uma gestão para outra sem perder informações. Ao contrário do nosso dirigente, o dirigente deles disse que apóia a profissionalização que está em vigor desde 2003. Estamos vendo o que acontece desde 2003 no futebol do RS, será que a diretoria não tem que rever alguns conceitos? Será que o famoso conselho de administração funciona, se nem mesmo uma agenda mínima de uma gestão para outra é mantida?
            O final do ano está se encerrando com chave de ouro para nosso marketing. O nosso site, que é muito pobre por sinal, virou mural de recados do presidente Odone. Primeiro foi a divulgação do nascimento da neta, após a o anúncio de Kléber “Odone apresenta Kléber” (pensei que o Kléber fosse do Grêmio), após isso a apresentação num canteiro de obras para um público restrito (eu não fui convidado, tu foi?). Imagina a quantidade de pessoas que teriam se Kléber fosse apresentado no nosso estádio. Imagina a quantidade de camisas que poderiam ter sido vendidas (pelo que sei no espaço Arena não há uma loja). Após o último GREnada o anúncio do novo técnico com mais uma frase bombástica do site do Odone, quer dizer do Grêmio “Odone confirma a contratação de Caio Jr.”. Na apresentação do Léo Gago deram a camisa 9 para ele. O futebol é decidido nos detalhes, então que começamos a verificar tais detalhes na administração do clube.
            Bom para não ficar falando que o marketing errou o ano inteiro em três coisas ele acertou. Primeiramente em colocar os desenhos de Douglas e Rockemback estampado em copos. Segundo o boneco do craque, vencedor de títulos e que tem história no clube André Lima, o Guerreiro Imortal. Por fim, ter colocado no site do tradicional adversário o livro “imortal Tricolor”.
            Eu como leigo em marketing consigo enxergar todas estas furadas, imagina os especialistas o que devem achar. Infelizmente o (anti)marketing do Grêmio está à todo vapor e esta locomotiva só irá parar se o maquinista puxar o freio.
                                                                      
Maurício Wiklicky
@mwgremio
 

16 comentários:

  1. O texto não retrata nem de perto a situação do Grêmio ...
    É muito pior !
    E o pior ainda está para vir , com a provável reeleição do "Odono" , ou Voc~es pensavam que ele entregaria a Arena para outrem ?
    Acordem gremistas tolos ... dias piores estão por vir em 2012 , 2013 ...
    Flávio Anele

    ResponderExcluir
  2. Uma única consideração: no espaço Arena existe sim uma loja de produtos do Grêmio.

    ResponderExcluir
  3. Sobre a gestão do Clube: O Grêmio não trocou todos os seus executivos. Houve a contratação de um CEO, que antes não tinha e era inclusive uma exigência estatutaria. O executivo de marketing foi trocado e um dos motivos era de que o anterior dividia seu tempo entre o Grêmio e o CRICIÚMA! Metade do tempo lá, metade aqui. Acho que não dá, né? E não tinhamos nenhum resultado expressivo com este.
    Os executivos de finanças e planejamento continuam os mesmos da gestão passada, sem alteração alguma.

    Sobre o parágrafo final, eu tenho uma opinião: realmente as notícias repercutiam com ênfase ao Odone. Mas só um pouquinho, será que não era a comunicação do Clube que estava fazendo isso, simplesmente, sem ordens superiores? Um presidente de Clube tem muito mais o que fazer do que ficar pedindo pra que saia notícia da Neta, e que se "centralize" o nome dele nas notícias. Não tenho procuração alguma pra defender o Odone ou quem quer que seja, apenas tenho alguma vivência que me permite colocar estes pontos.

    ResponderExcluir
  4. Gabriel e Minwer, obrigado pelos comentários... Sei dos trabalhos dos dois dentro do clube e sei que os dois tem os mesmo pensamentos que o meu. Falando nisso Gabriel, fiz meu TCC do MBA sobre o PE do Grêmio, falei com Preis, Koehler, mas infelizmente não tive a oportunidade de falar ctgo, mas sei do trabalho que estás fazendo lá dentro.

    Sobre a mudança dos diretores do eu disse como um todo na história recente do Grêmio. São mudanças que andam atrapalhando o clube em todas as áreas. Sobre o último parágrafo, tb acho que o Odone tem mto mais à se preocupar. Se foi erro da comunicação, a pessoa para que o diretor ou gerente da área responde deveria reprimi-lo de alguma maneira, evitando que surgissem tais comentários.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. o pior que pessoas esclarecidas ainda defendem o modelo de gestão que está em vigor na pessoa do Odone. Decididamente acho que estamos muito atrasados não só nos processos de gestão, masm também na renovação de cabeças pensantes no clube. Esclarecidos, porém subvernientes

    ResponderExcluir
  6. Mauricio. Estou ao dispor para quaisquer esclarecimentos sobre a área de planejamento e qualquer outro ponto relativo ao Clube que eu possa esclarecer.
    Sobre a comunicação, eu mesmo fui ao encontro dos responsáveis e comentei do assunto. O mesmo me disse que já tinha tomado uma atitude. Pelo que percebi, a comunicação do Clube parou de falar da maneira como estava, centralizando a figura do Presidente.
    Grande abraço e um ótimo 2012 pra nós!

    ResponderExcluir
  7. C Josias Menna Oliveira
    aqui gostaria de registrar que no MKT vem há anos mal conduzido e de forma amadora ele mira chutes como o que o P C está dando; a cesar o que é de cesar, tenho sido critico de Odone mas penso que agora, atualmente, no caso, ele não é respon...sável pelo fracasso do depto que na realidade, repetindo, é uma continuidade dos fiascos anteriores; ele apostou e investiu no RV que ao que parece vive na Disney e o PC cuja formação foi dentro do próprio clube não disse ao que veio, aliás, disse, veio fazer quase tão pouco ou menos que seu antecessor fazia - ou melhor, deixava de fazer ! já escrevi muito sobre o tema desde o período Reinaldo Lopes que não era um marqueteiro como ele mesmo se revelou, era um publicitário, mas tentou profissionalizar o depto com gente de ponta no que foi impedido, na ocasião, sim, Odone teve sua parcela de culpa, hoje não, hoje ele fez o qu pensou ser certo, mas a confiança nestas pessoas fracassou em 2011 ... tomara que em 2012 o depto se aparelhe melhor e monte uma equipe de primeira linha e o clube tenha sucesso nesta área que acumula derrotas.... abs

    ResponderExcluir
  8. Há outra questão ainda, que Reinaldo Lopes enfrentou e ali residiu o óbice dele profissionalizar, a valer, o depto. No Grêmio há um conceito de que se pode pagar uma fortuna para um Perna de Pau ( um ex pedreiro por ex ) para comer beber e dormim sem jogar bulhufas mas remunerar bem um funcionário é desperdício e causa invejas e desconfianças. Preferem, como disse, pagar 100 mil para um péssimo jogador que só dá despesas do que para um profissional de primeira linha montar uma equipe que pode trazer dois ou tres milhões de retorno. E ai empaca tudo. Não basta ter um grande nome à frente do depto. Tem que ter equipe competente. E não temos nem um grande nome nem uma grande equipe no setor. E ai é o que é.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a questão da elitização, infelizmente, é o futuro. Esse negócio do futebol ser popular tem cada vez mais perdido espaço, nem campo de várzea mais se tem por aí. Já disse várias vezes é melhor ter 50 mil sócios pagando R$100, do que 100 mil pagando R$50. O marketing anterior estava em boas mãos, um ex Polícial Federal, e de mkt a Polícia Federal entende....

    ResponderExcluir
  10. Um conhecido, que mora no exterior, tentou comprar um adesivo na Gremiomania, para colocar na camioneta e desfilar pelas rodovias da Califórnia, vocês acham que ele conseguiu? Não!!!! Apesar das poucas variedades de adesivos, a Gremiomania não vende para o exterior!!!!

    Já disse, a Gremiomania tem que fazer uma parceria como uma empresa transportadora/logística que atue no transporte internacional de encomendas. Exemplo: Fedex

    ResponderExcluir
  11. Os vermelhos estão trocando de fornecedor, todos sabem, mas estão exigindo que a camisa seja vendida em lojas da Nike pelo mundo afora, fortalecendo a marca. Certa vez fui em Buenos Aires e entrei numa loja que vendia camisetas de times de futebol, vi várias de time brasileiros, mas nenhuma do Grêmio. Perguntei, então, ao vendedor porque não havia camisetas do Grêmio a venda. Ele me respondeu que a camisa do Grêmio era uma das mais procuradas de todas, mais do que qualquer outra de time brasileiro, disparado, mas eles não tinham e não conseguiam comprar porque a Puma (fornecedora na época) não entregava em lojas multimarcas, só em lojas da PUMA. Me perguntem se na loja da Puma em Buenos Aires tinha a camiseta tricolor a venda? Claro que não!!!

    ResponderExcluir
  12. Deem um olhada nos sites da NFL (futebol americano) e da NBA (basquetebol) as transmissões ao vivo feitas em HD? Evidentemente, não são liberadas, mas custam menos de 200 dólares a temporada. Porque o Grêmio não entra neste ramo de transmissão com valores acessíveis (R$ 5,00 o jogo). Aposto que muitas pessoas comprariam para ajudar ao Grêmio ao invés de pagar de sites frios que fazem isso. Ou seja, sites piratas que enriquecem seus donos, com transmissões de jogos que deveriam pagar ao Grêmio. Claro que com login num micro, acessado com mesmo login em outra máquina, derruba a anterior, porque senão liberava a senha de um micro para vários acessos. Mas o Sr. ODONE acertou com a Globo sem ninguém ver o contrato, vi que a Globo pegou as transmissões pela internet, mas só pode transmitir depois do jogo iniciado em 45 minutos. A transmissão do primeiro tempo começa na internet e no jogo real a partida já está no segundo tempo... O MKT no futebol e um campo inexplorável.

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente o marketing do Grêmio é uma piada há anos. O time do aterro vem dando laço nesse aspecto, visto que fomos "campeões de tudo" muito antes deles, mas eles souberam aproveitar o slogan e fazem com que os torcedores acreditem e tenham orgulho disso. Apresentaram o tal "gladiador" na arena, mas só para alguns felizardos e claro, para os "meninos da geral" apadrinhados pelo Odone. Esse é outro aspecto, pelo que diz o presidente,´qem faz parte da geral é muito mais Gremista do que os demais torcedores... esquece ele que mesmo com o surgeimento desta torcida, há 10 anos não ganhamos um título de expressão. Torcida que aplaude derrotas em GREnais e outros fracassos não me serve. Voltando ao assunto, acho que o marketing poderia fazer bem mais do que entregar camisetas do clube com o nome de pessoas homenageadas nas costas...

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente o ano de 2012 n começou bem na questão do MKT/comunicação. Ontem na reapresentação tivemos duas falhas notórias que até p um leigo como eu conseguiu reparar. Primeiro, pq o site oficial do clube não transmitiu ao vivo. Segundo, o som estava pésimo e a desculpa dada pela assessoria de imprensa foi que a empresa contratada para fazer o serviço errou. Será q é tão difíil fazer um teste antes? São estes detalhes que a torcida não aceita mais. Bom, bola p frente e FORÇA GRÊMIO!

    ResponderExcluir
  15. Acho muito fácil criticar desse jeito desenfreado, com base em percepções adquiridas em uma palestra, onde sequer se sabe em que tom e em que contexto as coisas foram ditas, e repassar estas percepções aqui, já com um pré-conceito bem claro e definido, só pioram as coisas.

    Exército Gremista? Isso só servia para criar um cadastro de torcedores que acabam por se sentir satisfeitos em fazer parte do "exército" e desistir de/não se dar ao trabalho de se associarem ao clube, gerando menos receita.

    Sobre a elitização: não entendo em que mundo o escritor vive? Por certo é que a classe menos privilegiada não pode ser esquecida, mas com plantéis cada vez mais caros, salários milionários, e um estádio de primeira linha (o mais moderno da AL), é ÓBVIO que a exploração financeira precisa se dar em cima da elite, que tem condições de bancar todos estes (altíssimos) gastos. Entra em qualquer estádio da Europa em dia de jogo (começando pelo preço que irás pagar) e tu entenderá do que falo.

    ResponderExcluir
  16. Sobre Renato e Odone: o que vc esperava? que o cara fosse falar publicamente alguma coisa? E colocar a culpa no MKTM pelas trapalhadas da presidência (caso Renato, caso Ronaldinho)? Menos ingenuidade né...

    Gauchão e torcedores: não entendi qual o problema em se tentar valorizar o campeonato gaúcho? O Gauchão traz receita sim aos clubes da Capital, por força da torcida do interior, da fidelização daquele torcedor que tem a oportunidade de ver seu time do coração de perto. Eu particularmente gosto de ganhar Gauchão SIM, especialmente em cima deles.

    Sobre profissionalização do futebol: olha, já vi palestras do PC e te garanto que esta não é a visão dele.

    Acho que a crítica sempre é bem vinda e saudável, mas deve ser feita de forma justa. Muitas das coisas que cistastes no teu texto sequer são de ingerência do dpto. de marketing! Além disso, somente quem conhece o ambiente interno de um clube de futebol sabe como existe a puxada de tapete, e como muitas vezes boas ideias são freadas por disputas de vaidade.

    ResponderExcluir